Aguardente, cachaça ou pinga! Sabe a diferença?
Aguardente, cachaça ou pinga! Sabe a diferença?
Compartilhe:

Apesar de poderem se referir à mesma bebida, as 3 palavras não são sinônimas. Aguardente é o nome de qualquer bebida obtida a partir da fermentação de vegetais doces. Já cachaça é o nome da aguardente de cana-de-açúcar.  O nome foi criado no Brasil, no século 16, época dos grandes engenhos.

Apesar de poderem se referir à mesma bebida, as 3 palavras não são sinônimas. Aguardente é o nome de qualquer bebida obtida a partir da fermentação de vegetais doces. Já cachaça é o nome da aguardente de cana-de-açúcar.  O nome foi criado no Brasil, no século 16, época dos grandes engenhos.

Para o Ministério da Agricultura, a denominação é típica e exclusiva da aguardente de cana-de-açúcar produzida aqui com graduação alcoólica de 38% a 48%, a 20 0C. Pela lei brasileira, há até diferenças entre cachaça e aguardente de cana, que pode ter entre 38% e 54% de graduação alcoólica. Assim, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Já pinga é o nome vulgar da cachaça. Apesar de ninguém ter certeza da sua origem, a história mais aceita diz que a bebida ganhou o apelido dos escravos encarregados de um dos processos finais da produção, a destilação. Quando ferviam o caldo da cana-de-açúcar nos engenhos, o vapor condensava no teto e pingava sobre eles.

A cachaça de alambique é um destilado refinado cheio de fãs pelo Brasil afora. Não é à toa que ela é tão apreciada. A fabricação da bebida é realizada a partir dos seguintes processo: a cana, matéria-prima da bebida, é colhida, moída e, em seguida, fermentada. Na etapa seguinte, o caldo da cana, já fermentado, é destilado para elevar o teor de álcool. Para finalizar a produção, considerado por muitos o processo que dá o toque especial ao sabor, é a vez do envelhecimento em barril de madeira. É durante o envelhecimento que se aprimora a qualidade de sabor e aroma da bebida.

Diferentemente da cachaça artesanal, a pinga é uma bebida menos nobre. Trata-se de uma bebida repleta de elementos químicos, não é produzida em alambique, mas em indústrias, e possui sabor e aroma mais forte. Cuidado: somente a boa cachaça de alambique merece sua atenção e degustação!

Existem algumas características das cachaças que as dividem em classes, como: prata, ouro, envelhecida, armazenada, Premium e extra Premium.

Cachaça Prata

Prata é uma das expressões que o produtor pode utilizar para a cachaça branca; temos outras como, Clássica e Tradicional.

A cachaça branca não pode, de forma alguma, ter alteração de cor, caso contrário, perderia o sentido de ser uma cachaça branca. Porém, a mesma pode ou não passar por madeira.
As que não passam por madeira, após término da destilação, descansam apenas em tanques de aço inox antes de serem padronizadas e engarrafadas. Estas traduzem a essência da bebida porque trazem consigo o aroma e paladar mais próximos da cana.

Já as que passam por madeira, que são apenas algumas, passam por madeiras que não soltam coloração, como Jequitibá, Freijó e Amendoim, desta forma, continuam sendo cachaça branca. Estas trazem consigo os cheiros e gostos das madeiras pelas quais foram passadas, acrescentados ao da bebida.

Cachaça Envelhecida

Segundo a legislação, para uma cachaça poder levar o nome de envelhecida, no mínimo 50% dela precisa ficar armazenada por, pelo menos, um ano em barris de 700 litros ou menos. Por ser um barril menor e ficar em contato com a madeira por um tempo maior, a mesma acaba apresentando uma alteração em sua cor, aroma e paladar.

Este processo acaba amaciando a bebida, diminuindo a sensação de álcool e a tornando mais fácil de beber, e o interessante da cachaça é sua diversidade de madeiras para envelhecimento. Até onde conhecemos, é o único destilado que permite realizar este processo em diferentes barris de madeira. Já outros destilados como o uísque, o rum e a tequila são envelhecidos apenas no carvalho.

Cada estado tem as suas madeiras típicas, proporcionando uma variedade de cores, fragrâncias e sabores para a nossa querida bebida. Segue os tipos de madeira mais utilizados para o envelhecimento:

Amburana, Amendoim, Angelim-araroba, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cerejeira, Eucalipto, Garapa, Ipê, Jacarandá, Jequitibá, Freijó, Pau-brasil, Pereira, Peroba e Vinhático.

Cachaça Armazenada

A cachaça armazenada não é tão restrita como a envelhecida. Ela pode ficar armazenada por períodos indeterminados como dois meses, cinco meses, um ano, três anos, em tonéis de madeira sem restrição de tamanho, podendo ser com capacidade acima de 700 litros.

A coloração deste tipo de cachaça é bem distinta também. Mesmo que as armazenadas fiquem estocadas por mais tempo do que as envelhecidas, pelo fato de as envelhecidas estarem em barris menores, elas terão coloração mais forte.

Cachaça Ouro

Ouro é a expressão utilizada pelos produtores para cachaça amarela. É uma cachaça que foi armazenada ou envelhecida e sofreu uma alteração considerável em sua coloração.
Pela legislação, um produtor de cachaça pode pegar uma cachaça que esteja sendo envelhecida, dentro das devidas condições citadas e misturar com uma nova recém-destilada (tipo 50-50).

Cachaça Premium

Esta é apenas uma classificação da cachaça envelhecida. Para ganhar o rótulo de Premium, a cachaça precisa ser envelhecida em um período de 3 a 5 anos em barris de madeira. Com esse período de armazenagem ela pode receber esse rótulo.

Cachaça Extra Premium

Novamente uma classificação de envelhecimento da cachaça, mas para se conseguir este rótulo a cachaça precisa ficar a partir de 3 anos sendo envelhecida: cinco, dez, quinze anos, dependendo do produtor.

As cachaças extra Premium possuem um valor elevado, assim como um bom vinho francês, mas garantimos que vale muito a pena para aqueles que apreciam a bebida.

Pronto, agora na próxima roda de conversa no bar, você já vai ser o expert sobre cachaça, aguardente e pinga e já poderá explicar para seus amigos a diferença entre essas bebidas.

E não esqueca, na sua próxima visita a Itupeva, não deixe de visitar nossos alambiques e degustar as mais belas cachaças!

Alambique JP

Horário de funcionamento:
De segunda- a sábado das 08:00 as 17:00hs
Domingo das 08:00 as 11:00 hs
Rua Cirineo Tonoli, S/N - Jardim Primavera, Itupeva - SP, 13295-000
cachacajp.com.br

(11) 4593-1083

Cachaça Nica Preta

Horário de funcionamento:
De quarta a sábado das 8:30 as 17:30hs
Domingos e feriados das 8:30 as 14:00hs
Endereço - Fazenda Itapoã, Bairro Monte Serrat - Itupeva-SP

Fone: 11 4591-1103

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: