A Cachaça Na Culinária
A Cachaça Na Culinária
Compartilhe:

Pegando carona na nossa matéria anterior, a cachaça como já sabemos é reconhecida internacionalmente como um produto brasileiro, além de ser o ingrediente principal de uma das bebidas mais tradicionais do País: a caipirinha.

Pegando carona na nossa matéria anterior, a cachaça como já sabemos é reconhecida internacionalmente como um produto brasileiro, além de ser o ingrediente principal de uma das bebidas mais tradicionais do País: a caipirinha.

Mas quando pensamos na cachaça, a única coisa que vem a mente é seu uso em bebidas e coquetéis e nunca no preparo de uma boa comida. Mas  como a cerveja e o vinho, a nossa querida bebida também possui variações que podem ser combinadas com os mais diversos pratos da culinária brasileira ou internacional.

O principal fator que influencia a harmonização da cachaça com cada tipo de alimento é o tipo de madeira ao qual a bebida foi exposta quando armazenada em barris para envelhecer.
Temos dentro do mercado de cachaça envelhecidas produtos envelhecidos em apenas um tipo de madeira, produtos que são envelhecidos em diversos tipos de madeiras nobres, produtos envelhecidos em madeiras nobres brasileiras, produtos jovens sem envelhecimento, produtos com adição de açúcar e produtos com suavidade maior ou menor. São tantas opções que fica até difícil saber qual escolher.

Além de ser perfeita para acompanhar diversos pratos saborosos, a cachaça está ganhando cada vez mais espaço como ingrediente de destaque em receitas. O sabor é marcante e o toque da bebida faz toda a diferença na hora de preparar um prato, seja ele uma bela carne ou uma deliciosa sobremesa.

A cachaça pode ser usada para substituir qualquer bebida alcoólica, mas é claro que o resultado final será outro e temos que testar a quantidade em cada receita. O sabor da cachaça é marcante e o teor alcoólico alto por isso tome cuidado, ela não deve sobressair demais. A do tipo envelhecida também pode ser usada, mas sempre de boa qualidade para não estragar nosso prato!

Ela fica ótima em marinadas porque ajuda a amaciar carnes. Mas use em quantidade menor do que você usaria um vinho, pode até misturar as duas bebidas, se quiser.
Use a cachaça também para flambar qualquer tipo de prato, após refogar os ingredientes junte a cachaça, flambe ou deixe reduzir em fogo alto para que parte do álcool evapore.
Ela pode ser usada com carne de boi, de porco, frango e também em frutos do mar e peixes.

Cachaça na caponata ou em outros pratos com legumes, porque não?

É incrível mas cozinhamos tanto com vinho, conhaque e outras bebidas, mas quando falamos em colocar cachaça na comida algumas pessoas ainda estranham! Puro preconceito, não acham? 

A cachaça ideal

Escolha sempre uma cachaça de boa qualidade. Uma dica é reparar no fundo garrafa para verificar se não há depósitos decorrentes dos processos da cachaça, pois esses resíduos podem acabar indo para a comida.

Cozinhas que harmonizam com cachaça

Culinárias típicas regionais casam muito bem com a bebida. Por exemplo, a cachaça tradicional servida junto com uma rabada dá um toque ainda mais brasileiro ao prato. Ela sempre vai ressaltar o sabor e aguçar ainda mais o paladar, além de agregar novas nuances por conta dessa harmonização.

Sem pressa

A cachaça pode ser usada em pratos de preparos mais lentos, como em cozimentos, pois ela vai amaciando os ingredientes e deixando o alimento com sabor especial. A próxima vez que for preparar uma rabada, legumes ou arroz de bacalhau, por exemplo, a dica é colocar uma generosa dose de cachaça na receita, como 50% água e 50% cachaça.
Vale mencionar também, que é possível colocar a cachaça no risoto, prato que normalmente leva vinho branco em seu preparo.

Ótima combinação

Você pode não acreditar, mas a cachaça pode se revelar o melhor segredo também em preparo de molhos. Procure cozinhar a costela suína apenas com suco de laranja e cachaça e você terá a prova disso. Para cada um quilo de carne, a medida tende a ser um copo americano de pinga.
A cachaça envelhecida combina muito bem com molhos, principalmente a de jequitibá rosa. Já a cachaça branca, combina melhor com receitas que levam rapadura, manteiga, coentro, cheiro verde, pimenta, mostarda e creme de leite.

Coquetéis com cachaça

Churrasco vai muito bem com caipirinhas de frutas cítricas. A tradicional, com limão vai bem também com costela bovina no bafo, servida com manteiga aromatizada com ervas, quebrando muito bem a gordura desta carne e fazendo uma combinação perfeita. Já um drinque como o rabo de galo, vai bem com o bom e velho contrafilé acebolado.

Cachaça e a culinária sofisticada

Um prato leve pede uma cachaça com menor teor alcoólico, ao passo que uma preparação mais encorpada, pede uma de grau dosagem de álcool maior. Comidas condimentadas pedem uma aguardente mais aromática; pratos gordurosos pedem cachaças com toque amadeirado.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: