Compartilhe:

A Nova Zelândia construiu uma sólida reputação por produzir Vinhos Pinot Noir de classe mundial. 

A Nova Zelândia construiu uma sólida reputação por produzir Pinot Noir de classe mundial. 

A Nova Zelândia pode ter sido a terra onde a Sauvignon Blanc reinou suprema, mas a Pinot Noir agora está orgulhosamente ao lado da uva branca carro-chefe como a principal variedade vermelha do país.

Explore a seleção abaixo e descubra a revolução que, nos últimos dez anos, resgatou a Nova Zelândia da obscuridade do vinho tinto e a colocou entre os principais produtores de uma das uvas mais agitadas, mas mais admiradas do mundo.

Uma revolução silenciosa

A Pinot Noir da Nova Zelândia conquistou seu lugar no cenário mundial em um período relativamente curto, devido a uma combinação fortuita de fatores.

O primeiro passo foi a conscientização do potencial do país para produzir Pinot de classe mundial. Enólogos e consumidores, antes focados exclusivamente no Sauvignon Blanc, perceberam que havia mais para explorar.

Isso, por sua vez, atraiu uma comunidade vibrante de produtores jovens que assumiam riscos, interessados ​​em experimentar os diferentes terroirs, clones e abordagens de vinificação. Muitos deles focaram em baixa intervenção e práticas sustentáveis, consolidando uma importante tendência Kiwi.

A medida que as plantações de vinhas existentes amadureciam, os frutos resultantes da produção começaram a produzir vinhos de maior complexidade e longevidade, dando aos enólogos mais confiança na qualidade e identidade dos seus Pinot Noirs e na sua capacidade de rivalizar com os seus homólogos internacionais.

Ponto quente de clima frio

Pinot Noir é cultivado principalmente nas regiões do sul da Nova Zelândia - Wairarapa , Marlborough , Nelson, North Canterbury e Central Otago .

Essas áreas se beneficiam de um clima frio, altas variações de temperatura diurna e intensa exposição aos raios ultravioleta, garantindo uma longa e equilibrada estação de amadurecimento.

O Central Otago foi realmente elogiado como uma 'nova Borgonha', preferido por especialistas, sommeliers e fãs de vinho sustentável pela elegância e expressividade de seus Pinots. As condições de cultivo em Central Otago não são diferentes das de Burgundy e Willamette Valley , Oregon.

Alguns exemplos de referência de excelentes Pinot Noir da Nova Zelândia, como os produzidos pela Felton Road e Rippon, cobram preços mais altos.

No entanto, também pode ser encontrado um valor excepcional do Pinot Noir da Nova Zelândia, já que o país produz vinhos de qualidade consistente em uma variedade de faixas de preço.

A diversidade de microclimas e terroirs na Nova Zelândia resulta em vinhos individuais e expressivos, mas há um traço comum a todos eles: excelente pureza da fruta, estrutura fina porém firme, presença de textura e um sabor mais picante.

Combinações Gastronômicas com Pinot Noir - elegantemente versátil

A postura descontraída e a vibração dos Pinots da Nova Zelândia os tornam companheiros de comida ideais.

A complexidade do sabor, textura e sabor delicioso significam que eles podem facilmente lidar com carnes vermelhas e guisados ​​saudáveis. Por outro lado, o sabor frutado e a acidez suave, mas refrescante, vão equilibrar a riqueza do peixe oleoso, a terrosidade do frango assado ou a fumaça dos vegetais grelhados.

Os exemplos mais leves serão beneficiados por serem ligeiramente resfriados. Abra espaço na sua geladeira - Pinot da Nova Zelândia pode muito bem se tornar seu novo vinho tinto de escolha todos os dias.

Sugestões de Pinot Noir:

  1. Urlar, Pinot Noir, Gladstone, Wairarapa, Nova Zelândia, 2018
  2. Eradus, Pinot Noir, Vale Awatere, Marlborough, 2019
  3. Nga Waka, Pinot Noir, Martinborough, Wairarapa, 2016
  4. Earth's End, Pinot Noir, Central Otago, Nova Zelândia 2019
  5. Marisco, The King's Wrath Pinot Noir, Marlborough, 2017
  6. Escarpment, Noir, Martinborough, Wairarapa, 2018
  7. Villa Maria, Reserve Pinot Noir, Marlborough, Nova Zelândia 2019
  8. Akarua, Rua Pinot Noir, Central Otago, Nova Zelândia, 2019
  9. Pinot Vigilante, Pinot Noir, Central Otago, Nova Zelândia 2019
  10. Mission Estate Winery, Barrique Reserve, Marlborough, 2018
  11. Tesco, Finest Pinot Noir, Marlborough, Nova Zelândia 2020
  12. Forrest, The Doctors 'Pinot Noir, Marlborough, 2019

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: