Compartilhe:

Como abrir uma adega de bebidas gastando pouco, pequena e com baixo investimento? 

Como abrir uma adega de bebidas gastando pouco? Você já pensou em ser dono de uma adega e distribuidora de bebidas?

O que é uma adega?

A adega nada mais é do que uma distribuidora de bebidas, um tipo de comércio que atua predominantemente na venda de bebidas, alcóolicas ou não, para o consumidor direto ou outro estabelecimento como bares ou restaurantes, por exemplo.

Quando falamos em uma adega, as pessoas logo imaginam uma casa de vinhos, com rótulos caríssimos e de primeira linha, mas na verdade uma adega pode vender diferentes tipos de bebidas e não necessariamente apenas vinhos sofisticados.

Está pensando em montar o seu próprio negócio sem gastar muito? Pretende montar uma adega ou distribuidora de bebidas? Acompanhe este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre como montar uma adega na sua região.

Sobre o Mercado de Adegas

No Brasil, cerca de 80% dos vinhos produzidos são considerados vinhos de mesa. Eles são elaborados a partir de uvas americanas e híbridas, de sabor intenso e frutado. Só o estado do Rio Grande do Sul responde por 95% da produção nacional de vinhos, onde 35% são vendidos e engarrafados em São Paulo.

O Brasil se consolidou como o quinto maior produto da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que mais cresce no mundo. Apesar do país ainda ser considerado um mercado importador, as vendas de vinhos e espumantes brasileiros cresceram em 2020, em comparação aos anos anteriores.

Em contrapartida, apesar de muito consumido, o vinho é amplamente superado pelo consumo de outras bebidas alcóolicas. O consumo de cerveja, por exemplo, que é considerada a bebida preferida no território nacional, atinge 62,6 litros por habitante. Isso significa 13,3 bilhões de litros por ano. Já a cachaça alcança 398,8 milhões de litros, seguida pelo vinho, com cerca de 380 milhões de litros.

A junção desses números fez com que as adegas passassem a vender não apenas vinhos, mas todos os outros tipos de bebidas, alcançando, assim, um público cada vez maior. Montar uma adega pequena, então, se tornou uma tendência para os próximos anos, já que esse número tende a crescer ainda mais.

O crescimento da demanda por bebidas alcoólicas no Brasil e no mundo

No Brasil, o ritmo de consumo das bebidas alcoólicas já vem crescendo faz algum tempo. No entanto,  nos últimos meses com a pandemia e o isolamento social este crescimento vem sendo ainda mais forte, pelo menos é o que apontam as pesquisas.

Segundo estudo da consultoria GFK, o consumo e a venda de Vodka na Rússia cresceu 65% entre fevereiro e março.

Nos Estados Unidos, segundo a consultoria Nielsen, o crescimento das vendas no fim de março, quando a quarentena foi decretada no país, foi de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Aqui no Brasil, as vendas e o consumo de bebidas alcoólicas também vem crescendo, apesar dos bares e restaurantes fechados.

Segundo a rede de supermercados Guanabara, que possui 26 lojas no estado do Rio de Janeiro, somente nas últimas duas semanas de março, houve um aumento de 20% na venda das bebidas alcoólicas em suas lojas.

No Estado de Minas Gerais a venda de bebidas alcoólicas neste período de pandemia de COVID-19 aumentou 38% nas distribuidoras, 27% nas lojas de conveniência e 26% nos serviços de entrega em domicílio, segundo um levantamento do Governo local.

Aqui no Brasil ainda não temos nenhuma pesquisa recente que considere todos os estados e regiões do país, no entanto é possível observar o crescimento da demanda em outros estados além do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Aproveitando este crescimento na demanda, pode ser extremamente lucrativo abrir uma adega, principalmente aquelas que contam com serviços de entrega a domicílio.

Veja no próximo tópico algumas dicas sobre este assunto.

Montando uma adega de bebidas baixo investimento

Veja neste tópico os principais pontos que você precisa considerar para montar uma adega  sem necessariamente realizar grandes investimentos.

Localização

A localização é um dos primeiros aspectos que precisa ser levado em consideração antes de abrir qualquer negócio. Afinal, para vender mais as empresas precisam estar próximas ao seu mercado consumidor.

Para você que está pensando em como montar uma adega e distribuidora de bebidas o ideal é optar pelos bairros residenciais, pois certamente é nestes locais que você encontrará maior demanda. Deixe as regiões comerciais e gastronômicas para os bares e restaurantes, mas mesmo dentro de um bairro, pense na melhor localização para o seu negócio.

Uma adega de bebidas geralmente está localizada em regiões de grande circulação de pessoas dentro dos bairros e em geral  próximo a praças, supermercados e outros locais de grande circulação de pessoas.

Avalie também se existem concorrentes próximos e dê preferência por regiões que não possuam concorrentes próximos, pois assim você não precisará dividir a demanda e nem mesmo concorrer diretamente com outro estabelecimento.

Procure um imóvel para alugar e montar o seu estabelecimento com um valor justo, a fim de não impactar negativamente a margem de lucro da sua adega.

Estrutura

Além da localização o empreendedor que deseja descobrir como montar uma adega precisa pensar na estrutura necessária para colocar o novo negócio em funcionamento.

A estrutura para montar uma adega é bem simples e não costuma exigir muito investimento, com exceção para adegas de luxo, especializadas em bebidas de alto valor econômico.

Para montar uma adega básica e iniciar o seu novo negócio, você deverá pensar nos seguinte itens relacionados a estrutura:

Área de atendimento aos clientes: Assim como qualquer outro tipo de estabelecimento a sua adega deverá possuir um espaço para o atendimento aos clientes.

Para a área de atendimento você precisará ao menos de um balcão, prateleiras para exposição dos produtos e também de alguns freezers para manter algumas bebidas sempre geladas.

Sem dúvidas, o maior investimento da área de atendimento diz respeito aos freezers. No entanto, a boa notícia é a possibilidade de fazer parcerias com fornecedores para receber estes equipamentos em comodato.

Depósito: Além da área de atendimento aos clientes, você também precisará reservar um espaço seguro para o armazenamento das bebidas.

Escritório: Por fim, é recomendado a reserva de um ambiente reservado que funciona como escritório para a realização de tarefas administrativas da empresa.

Compre os equipamentos necessários para montar uma adega

Com uma área de 100m², os ambientes da adega podem ser divididos em:

  • Área para exposição dos produtos;
  • Área de vendas com balcões de atendimento, caixa e entrega de produtos);
  • Escritório;
  • Depósito para estoque.

A área do estoque de uma adega deve ter a temperatura adequada para a preservação dos produtos.

É indicado que o espaço de vendas possibilite o autoatendimento do cliente. O ambiente deve ser planejado de forma a expor o mostruário de produtos no começo da adega, com gôndolas e prateleiras. O ambiente deve ser arejado, claro, limpo e dentro das normas de segurança pré-estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda, para uma adega focada em vinhos, os equipamentos mais importantes são os responsáveis pela climatização do estoque de vinhos. E devido a tal importância, é necessário que o empreendedor faça um planejamento e um estudo detalhado, calculando quantas pessoas devem circular na adega e com qual frequência, qual o isolamento das paredes, quantas garrafas a adega irá comportar e se haverá alguma fonte de calor (como computadores e miniadegas, por exemplo). Posteriormente, é possível saber qual a potência necessária para o condensador e evaporador garantirem a temperatura e a umidade ideais para a conservação das garrafas.

Ao definir os equipamentos de uma adega, o empreendedor deve levar em consideração, os seguintes cuidados com as garrafas de vinho:

  • Posição: As garrafas devem estar sempre na posição horizontal ou levemente inclinadas para baixo, para que a rolha esteja sempre irrigada pelo vinho mantendo – se dilatada e ajudando em sua conservação;
  • Disposição: Vinhos brancos e jovens são guardados em baixo, à uma temperatura inferior. Já os vinhos tintos são armazenados em cima. Vinhos generosos e licorosos devem ser guardados em pé.

Equipamentos como mesas e cadeiras, taças, saca-rolhas, decanter, entre outros também são necessários para montar uma adega.

Fornecedores

Após definir a localização ideal e encontrar um imóvel com boas condições em termos de estrutura, é hora de ir em busca dos melhores fornecedores.

Ao encontrar os melhores preços do mercado, você torna a sua adega mais competitiva e pode lucrar mais. Encontre as melhores distribuidoras da sua região e negocie pelos melhores preços e condições de pagamento!

Vale destacar que para alguns tipos de bebidas você pode conseguir acesso direto aos fabricantes, obtendo assim preços mais competitivos.

Marketing

Por fim, precisamos falar das estratégias de marketing. O investimento em marketing é essencial, portanto adote boas estratégias e não economize na hora de divulgar a sua adega.

Invista principalmente em estratégias que ajudem na captação de clientes no mesmo bairro do estabelecimento e em bairros próximos, pois certamente os moradores próximos serão os seus maiores clientes.

Considerações Finais

Agora que você já sabe como montar uma adega e também que a demanda neste setor vem crescendo bastante, não perca mais tempo, invista na abertura do seu próprio negócio!

Vai abrir uma adega e precisa de um sistema para emissão de notas fiscais, controle de estoque, controle financeiro e emissão de relatórios diversos sobre o desenvolvimento da sua empresa?

Como dica de negócio, o empreendedor que deseja montar uma adega precisa saber que o consumo de vinhos no Brasil é influenciado por fatores sazonais e pela região geográfica. Enquanto as cidades mais frias no inverno apresentam padrões europeus de consumo, as cidades mais quentes, no verão, reduzem drasticamente a média do consumo nacional.

Portanto, o sucesso do seu empreendimento depende do volume constante da venda de vinhos ao longo de todo o ano. Por isso, é fundamental estimular o consumo da bebida por meio de cursos de vinhos, degustações patrocinadas, serviço de aperitivos e iguarias para o consumo de vinhos no local, promoções de vinícolas, ações conjuntas com bares e restaurantes. Além disso, como forma de diferenciação, invista na criação de um blog onde você poderá educar, por meio de conteúdos relevantes e pertinentes ao seu serviço, os seus clientes e possíveis consumidores.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: