Compartilhe:

A Espanha conta com uma grande tradição de vinhos, com numerosas vinícolas que oferecem vinhos de uma excelente qualidade. O enoturismo tem permitido potencializar ao máximo os vinhos. Este turismo oferece descobrir lugares para visitar as melhores adegas, conhecer os seus vinhedos e desfrutar dos seus vinhos.

O enoturismo tornou-se moda nos últimos anos em todo o mundo, especialmente na Espanha, deixando de ser uma prática exclusiva para os amantes do vinho. Este tipo de turismo oferece uma forma diferente de viajar e conhecer novas regiões nas quais o vinho é o verdadeiro protagonista.

A Espanha conta com uma grande tradição de vinhos, com numerosas vinícolas que oferecem vinhos de uma excelente qualidade. O enoturismo tem permitido potencializar ao máximo os vinhos. Este turismo oferece descobrir lugares para visitar as melhores adegas, conhecer os seus vinhedos e desfrutar dos seus vinhos.

A Espanha é o terceiro maior produtor mundial de vinhos (atrás da França e da Itália) e o país com maior superfície cultivada de vinhedos do planeta. O vinho está muito presente na dieta e na cultura espanhola, em todas suas regiões, em qualquer parte do país.

Na década mais recente, as mais de 70 Denominaciones de Origen da Espanha investiram pesado no desenvolvimento do enoturismo, uma atividade que hoje atrai milhares de turistas ao país.

Conheça as principais regiões vinícolas da Espanha

Para quem gosta de vinho, os nomes das principais regiões vinícolas da España não devem surpreender, sendo que coincidem com o nome dos seus vinhos mais famosos. Estamos falando de regiões como a Ribera del Duero ou La Rioja. Outras são conhecidas por produzir um tipo específico de vinho, como é o caso de Jerez (onde é produzido o xerez) ou do Penedès (onde é produzido o cava). Vamos ver detalhes de cada uma delas e ainda mencionar uma região tão interessante quanto pouco conhecida, o Somontano.

La Rioja

La Rioja é a região vinícola mais famosa da Espanha. Extende-se por parte da Comunidad Autônoma de La Rioja, e também por uma pequena região do vizinho País Basco, conhecida como La Rioja Alavesa. Também são produzidos vinhos da denominação La Rioja em pontos específicos das comunidades autônomas de Navarra e Castilla y León.

Pela situação geográfica, é fácil combinar um roteiro de enoturismo por La Rioja com uma visita às regiões vinícolas da Ribera del Duero, do Somontano e do Penedès.

Rioja Alavesa

Nesta área do norte da Espanha, os chamados Rioja Alavesa, parte dos famosos vinhos de Rioja são produzidos. Pela sua localização geográfica, entre o rio Ebro e a Serra da Cantábria, este território possui um microclima privilegiado para a cultura da vinha. A qualidade destes vinhos de prestígio também é influenciada pelo cuidado e dedicação das suas gentes, que conseguiram aliar os processos de produção tradicionais às novas tecnologias. De tal forma que, se visitar a Rota dos Vinhos de Rioja Alavesa, poderá saborear desde vinhos cultivados em grutas medievais até vindimas produzidas nas adegas mais vanguardistas.

Como são os vinhos Rioja Alavesa?

O vinho mais característico da Rioja Alavesa é o tinto. A maior parte da produção é feita a partir da variedade de uva Tempranillo. Eles são caldos de uma cor viva e brilhante; com um aroma fino e intenso, e com um sabor frutado, que é aveludado e quente na boca. O resultado é um vinho equilibrado que vai deixar com vontade de repetir.

Rioja Alta

A Rota dos Vinhos de Rioja Alta está inserida numa zona vitícola por excelência e dela provêm alguns dos vinhos mais prestigiosos de La Rioja. A paisagem da região, caracterizada pela vinha, impressiona também pelas serras de Toloño, Cantabria e La Demanda, sem esquecer a passagem do rio Ebro, além de evidenciar a diversidade do património histórico-artístico da região.

Como são os vinhos de Rioja Alta?

As localidades da Rota acolhem a maior variedade possível de vinhos, produzidos tanto por grandes adegas, algumas delas centenárias, como por pequenos produtores. Alguns municípios oferecem certos tipos de vinho. Por exemplo, San Asensio é o berço do clarete. Mas em todas as localidades encontram-se vinhos prestigiosos para todo o ano, vinhos crianza e reserva, bem como vinhos brancos requintados, alguns fermentados em barricas.

Ribera Del Duero

Ribera del Duero é uma região vinícola que produz vinhos de altíssima qualidade. A Rota do Vinho Ribera del Duero atravessa o interior da Espanha e, especificamente, quatro províncias de Castela e Leão: Burgos, Segóvia, Soria e Valladolid. Estende-se por uma faixa de 115 quilómetros, sempre com o rio Douro como companheiro de viagem. As adegas subterrâneas, que transportam os visitantes às origens do vinho e à tradição das famílias vinícolas, unem-se à arquitectura vanguardista, à gastronomia castelhana, ao património cultural ou às paisagens naturais, tornando esta viagem uma experiência inesquecível.

Na comunidade autônoma de Castilla y León. A Denominación de Origen Ribera del Duero conta com 308 bodegas, muitas das quais estão abertas à visitação.

Pela situação geográfica, é fácil combinar um roteiro de enoturismo pela Ribera del Duero com uma visita à região vinícola de La Rioja.

Como são os vinhos Ribera Del Duero?

A Rota do Vinho Ribera del Duero oferece vinhos rosés, tintos jovens e carvalho jovem, crianza, reserva e gran reserva, diferentes modalidades na garrafa, mas com um denominador comum: a uva Tempranillo. Uma fruta autóctone, típica da Ribera del Duero, e que dá cor, aroma e corpo para tornar estes vinhos especiais. Junto com o Tempranillo, o Conselho Regulador permite outras variedades: tintos como Cabernet-Sauvignon, Merlot, Malbec e Garnacha Tinta ou o único branco autorizado, Albillo. São seis castas de sabor e força únicos e inconfundíveis, que marcam a qualidade de cada garrafa.A Rota compreende um total de 23.000 hectares de vinhas e produz quase 50 milhões de litros de vinho por ano.

Penedès

Penedès é uma região vinícola famosa por elaborar a maior parte da produção de cava da Espanha. Está localizada entre as províncias de Barcelona e Tarragona, na Catalunha. A Denominación de Origen Penedès elabora, além de cavas, vinhos brancos de muita qualidade.

Nesta zona da Catalunha , situada entre as planícies da costa mediterrânea e as montanhas pré-costeiras, são produzidos vinhos de qualidade excepcional, reconhecidos em todo o mundo. Na Região tem outra bebida de fama universal que é produzida: a cava. Terra rica em arte, cultura e natureza, através das Rotas do Vinho Penedès e da Cava. Experiências únicas esperam por você em paisagens dominadas por vinhedos e vinícolas.

Pela situação geográfica, é fácil combinar um roteiro de enoturismo pelo Penedès com uma visita às regiões vinícolas de Somontano e La Rioja.

Como são os vinhos Penedès?

Os vinhos Penedès são elaborados com castas tradicionais, mas também com outras introduzidas nos últimos anos. A maioria são jovens, de grande qualidade aromática. Os brancos são geralmente muito frutados e frescos. Os tintos são encorpados, aromáticos e de cor intensa. Cava, um espumante natural, merece uma menção especial. Seu sabor é inconfundível. Cava é o vinho do brinde e das celebrações, da intimidade, dos momentos mágicos… Sant Sadurní d'Anoia é a grande capital mundial deste produto.

Jerez

Denominación de Origen Jerez-Xérès-Cherry é famosa por elaborar os vinhos do tipo jerez (o famoso xerez).

Jerez de la Frontera, que fica na província de Cádiz, na Andaluzia, está bastante distante das demais denominações de origem mais conhecidas da Espanha.

Somontano

Somontano é uma região do norte da Espanha na província de Huesca,  uma das províncias de Aragão que fica no sopé dos Pirenéus, há anos que se produzem vinhos requintados sob a Denominación de Origen Somontano. Sua capital é a cidade de Barbastro.

A Rota dos Vinhos do Somontano permite descobrir e conhecer esta região, que possui um rico patrimônio cultural. Destacam-se também suas paisagens de vinhedos e o Parque Natural Sierra y los Cañones de Guara , um lugar único na Europa que atrai milhares de atletas todos os anos.

Pela situação geográfica, é bastante fácil combinar um roteiro de enoturismo pelo Somontano com uma visita às regiões vinícolas de La Rioja e Penedès.

Como são os vinhos Somontano?

Os vinhos Somontano são frutados, com bom teor alcoólico e acidez adequada. Os vinhos brancos têm sabor fresco, frutado e suave e apresentam cores pálidas e matizes amarelos. Muito semelhantes são os rosa. Por sua vez, os vinhos tintos destacam-se pela cor vermelho rubi, pelo aroma a frutos vermelhos silvestres, pelos sabores aveludados e pelo bouquet muito completo. Todos estes vinhos são elaborados com diferentes tipos de uvas, com predominância da casta Chardonnay.

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: