Vem Chegando o Friozinho que é bom para uma Caipirinha
Compartilhe:

Vem Chegando o Friozinho que é bom para uma Caipirinha, mas qual a sua origem você sabe?

Todo mundo bebe e adora uma caipirinha, mas qual será a origem do nome do drink mais famoso feito com cachaça ou vodka?

Infelizmente não existe um registro histórico oficial sobre o surgimento e a história deste coquetel, mas existe um certo consenso sobre o aparecimento do drink.

Segundo o que se sabe, a caipirinha surgiu no estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de Piracicaba. Alguns dizem que ela foi encomendada por fazendeiros latifundiários como um drink para festas, substituindo o uísque e o vinho importado.

Outros afirmam que ela foi criada a partir de uma receita com limão, mel e alho, que servia para tratar a gripe espanhola. Como era comum adicionar um pouco de álcool nas misturas medicinais caseiras, logo a cachaça entrou em cena, os ingredientes mudaram e surgiu a caipirinha.

Diferentes Histórias do nome caipirinha

Uma das versões para o nome da bebida diz que, vinda de Piracicaba, quando chegou ao porto de Santos, ela recebeu o apelido de “caipirinha” devido sua origem interiorana, ou seja, caipira.

Outra versão diz que o nome faz alusão as pessoas que bebiam o drink originalmente, que eram os caipiras vindos do interior. Como os ingredientes para fazer o coquetel eram muito baratos, a receita se tornou muito popular entre pessoas mais simples.

Independente de qual versão esteja correta, vale lembrar que o nome caipirinha se refere apenas ao drink feito com cachaça. A receita adaptada com vodka, saquê ou outras bebidas alcoólicas recebe outros nomes e não é uma caipirinha propriamente dita.

No Brasil, a mistura começou a ser utilizada no interior de São Paulo, mais especificamente na cidade Piracicaba, para curar gripes comuns devido ao impacto que o limão causa nas vias respiratórias, porém, com a adição da cachaça, bebida alcoólica 100% nacional. Posteriormente, o drink começou a ser utilizado para espantar o calor do nosso país tropical, então ganhou novos ingredientes como o açúcar e o gelo, dispensando o alho e o mel. O motivo da dispensa é o sabor amargo do alho e a acidez do limão sem complemento.

De remédio ruim, a caipirinha se tornou uma bebida refrescante para o verão brasileiro, tornando-se uma das referências do Brasil junto com o carnaval e o futebol. Ao longo dos anos, a caipirinha foi além e surgiu em forma de caipivodca, trocando inclusive o limão por outras frutas como morango, amora, uva e jabuticaba. Também vieram a caipicerva, o saquê e a caipiroska.

No século 19, a caipirinha deixou de ser remédio para se tornar um drink servido em festas de alto padrão, mas devido ao seu baixo custo de produção, tornou-se uma bebida popular entre todas as classes sociais brasileiras, o que passou a ser visto com preconceito pelos próprios brasileiros ricos e pelos estrangeiros, mas agora, no século XXI, a situação mudou.

O drink caipirinha foi padronizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no ano de 2002 como uma bebida alcoólica feita com os seguintes ingredientes: cachaça pura, limão, açúcar e gelo, a 20º C e com teor alcoólico entre 15% e 36%.

Fonte: www.bebidaexpressblog.com.br

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: