História do Dia da Proclamação da República
História do Dia da Proclamação da República
Compartilhe:

Aposto que você deve saber o que é o dia da proclamação da república, mas você conhece a história desse feriado?

História do Dia da Proclamação da República:

Aposto que você deve saber o que é o dia da proclamação da república, mas você conhece a história desse feriado?

Em 15 de novembro comemoramos o Dia da Proclamação da República, uma forma de governo na qual o povo exerce a sua soberania por meio da escolha do chefe da nação.

Antes de se tornar uma República, o Brasil era um Império. Em outras palavras, éramos independentes de Portugal, embora todas as decisões fossem tomadas de forma unilateral pelo imperador D. Pedro II. A monarquia começou a ficar enfraquecida no fim do século XIX, período em que o Brasil passava por uma série de mudanças sociais e econômicas.

Com o fim da escravidão, o Império perdeu o importante apoio dos escravocratas, uma vez que os republicanos (aqueles que queriam acabar com a monarquia) compartilhavam os mesmos ideais dos abolicionistas. D. Pedro II também perdeu o apoio fundamental da Igreja ao interferir em assuntos religiosos. Os militares estavam descontentes pela atitude do imperador de proibir os mesmos de se expressarem na imprensa. Por fim, a classe média (jornalistas, médicos, comerciantes, advogados, entre outros), que estava em constante crescimento, desejava conquistar um espaço maior nas decisões políticas. Todos esses fatores foram fundamentais para o fim das bases de sustentação da monarquia no Brasil.

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório. 

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D. Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o país seria governado por um presidente da República, escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: