Tic Tac: Histórias de Sucesso
Tic Tac: Histórias de Sucesso
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Você conhece a história da Tic Tac? Não, confira.

Tic Tac: Histórias de Sucesso

Você conhece a história da Tic Tac? Não, confira.

A história:

Tudo começou em 1969 quando a empresa italiana Ferrero ingressou no imenso e competitivo mercado americano. Para introduzir sua história de sucesso a empresa não escolheu marcas consagradas como o creme de avelã Nutella ou seus famosos chocolates e bombons, mas sim as pequenas balas de menta Tic Tac. As pequenas balinhas refrescantes eram vendidas em embalagens de plástico transparente com uma abertura na parte superior (flip-top box). O sucesso foi quase instantâneo e os americanos adoraram, além de seu sabor refrescante, poder levá-las nos bolsos. Tic Tac também proporcionava diversão, além de refrescar o hálito em todos os momentos do dia. Uma das primeiras características exploradas pela comunicação do novo produto foi exatamente a tal caixinha e o barulho que as balinhas faziam quando a embalagem era sacudida. Logo após sua introdução, a folha de hortelã, símbolo da marca, já era conhecida em todo os Estados Unidos, juntamente com o jingle “Put a Tic Tac in your mouth and get a BANG out of Life!”.

Na década de 1970 a empresa introduziu em todos os pontos de venda os famosos displays da Tic Tac chamados de “Trees”. O novo display, que se parecia com uma árvore, onde as folhas eram representadas pelas embalagens, se tornou uma importante e eficiente ferramenta de marketing, posicionando o produto sempre próximo as caixas registradoras, além de proporcionar maior visibilidade á marca Tic Tac. Em 1971, as pastilhas foram lançadas no mercado francês com o slogan “Les Toqués du Tic Tac ont la Tactique”. Era o começo de uma forte expansão internacional da marca.

Ainda nesta década foram lançados três novos sabores: canela (Cinnamon), representado pela cor vermelha; hortelã (Spearmint), representada pela cor verde; e laranja (Orange), representado pela cor laranja; além da Double Wack, embalagens que continham dois sabores misturados, Tangerine/Lime e Berry/Cherry, disponíveis por tempo limitado. O produto foi reposicionado em 1980 com o slogan “The 1/2 Calorie Breath Mint”, crescendo continuamente e ocupando atualmente a posição número 1 em sua categoria no mundo. Nesta década, com a introdução do sabor Wintergreen (representado pela cor verde clara), Tic Tac podia ser encontrado em cinco diferentes e refrescantes sabores. Nos anos de 1990, para comemorar os 25 anos do produto, a empresa realizou uma incrível celebração em plena Times Square, com a presença de um enorme bolo feito de Tic Tac, atraindo assim uma enorme atenção por parte da mídia.

A marca foi oficialmente lançada no Brasil em maio de 1995, e rapidamente se tornou presença constante nos caixas de supermercados, padarias, bares, mercearias, bancas de jornal e lojas de conveniência, conquistando os consumidores brasileiros por ser um produto inovador (que oferece balanço entre sabor e refrescância), por ter baixas calorias (cada bala tem menos de 2 calorias) e por sua embalagem (uma caixinha prática, moderna e fácil de ser transportada).

No ano 2000, a empresa iniciou o lançamento de edições sazonais e comemorativas para todas as épocas, desde o Dia dos Namorados (Valentine’s Day), passando pela Páscoa até o Natal. Também nesse ano introduziu no mercado uma nova linha de produto denominada Tic Tac Silvers, balinhas embaladas individualmente. Pouco depois, em 2005, foi lançado o sabor Lima como edição limitada. A empresa também lançou mais um novo produto: Tic Tac Bold, uma bala com sabor refrescante duradouro e suave no final, em dois sabores, menta e frutas. Em 2008 no Brasil, a marca lançou o Tic Tac UP, nos sabores maracujá e acerola. Com edição limitada, o novo produto foi comercializado apenas durante o verão. A vitamina C natural presente nas pastilhas diferenciava Tic Tac UP do restante da gama de sabores que compunham a linha brasileira. Ainda neste ano, a marca introduziu o Tic Tac Chill, cujas pastilhas eram maiores e mais largas do que as originais, não continham açúcar e eram comercializadas em embalagens com uma tampa de abertura dupla (tradicional e deslizamento).

Pouco depois, a marca apresentou ao mercado a Libert by Tic Tac, uma pastilha Premium sem açúcar, comercializada em latinhas de alumínio, nos sabores menta e frutas vermelha, disponível somente em aeroporto de alguns países do mundo. Em 2010, a marca expôs em São Paulo, no Shopping Eldorado, a maior caixinha de Tic Tac do mundo, que tinha 2.3 m de altura e mais de 2 toneladas de pastilhas dos sabores cereja e maracujá. A apresentação fazia parte da promoção “A Maior Mistura de Tic Tac do Mundo”. Além disso, o mix de sabor era o primeiro da marca com pastilhas coloridas e mistas (mentolado/frutado). Atualmente no Brasil a linha da marca oferece os sabores morango, menta, laranja, cereja, maracujá e tormenta (de cor azul, possui um sabor mais leve de menta).

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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