XBOX: Histórias de Sucesso
XBOX: Histórias de Sucesso
Compartilhe:

Você conhece a história do XBOX? Não, confira.

XBOX: Histórias de Sucesso

Você conhece a história do XBOX? Não, confira.

A história:

O mercado de consoles de videogames mundial movimenta bilhões de dólares por ano. E foi justamente neste mercado, e atrás de bilhões de dólares, que o gigante da informática, a Microsoft, queria ingressar. Desde 1999, havia rumores na indústria de games que a empresa de Bill Gates entraria no mercado de consoles caseiros. Estando envolvida com jogos para PC há muitos anos, a empresa começou a ingressar no ramo de consoles fornecendo o sistema operacional do Dreamcast (SEGA). Isso deve ter sido o grande motivo que incentivou Bill Gates a investir em um console próprio. Em março de 2000, o segredo da Microsoft veio à tona. Gates, em seu discurso de abertura na Game Developers Expo finalmente anunciou o lançamento de seu primeiro console. O nome inicialmente escolhido foi DirectXbox, para destacar o extensivo uso de DirectX (algumas pistas se mantiveram após a redução do nome, como o logotipo do XBOX e o “X” no topo do console). Uma curiosidade: a Microsoft teve que enfrentar um processo movido pela empresa Xbox Technologies, com sede na Flórida, pelo uso do nome no console. Finalmente o XBOX foi lançando em 15 de novembro de 2001 no mercado americano, com preço estimado de US$ 299.99.

O lançamento foi apontado por muitos como o melhor da história no segmento. Era um videogame com tecnologia de ponta, que oferecia uma experiência de jogo excepcional. Com um desempenho gráfico três vezes superior aos dos outros videogames (graças ao processador Intel Pentium III de 733 MHz, a placa de vídeo Nvidea NV2 de 250 MHz e 64 MB de memória unificada), leitura de DVD de máxima qualidade, suporte para Internet banda larga e som surround Dolby 5.1 para jogos e filmes, além de um disco rígido de 8 GB, que possibilitava toda uma nova forma de jogar, o novo produto chamou a atenção dos consumidores americanos. A característica cor verde do XBOX foi escolhida acidentalmente. O designer da Microsoft Horace Luke, que projetou o design do XBOX, diz que não escolheu o verde para ser a cor do console. O que aconteceu foi que o único marcador fluorescente que estava com ele era o de cor verde. Então depois de criar os rascunhos com o verde, o design do console ficou bom e o verde se tornou oficial.

Somente nos primeiros meses nos Estados Unidos o console vendeu mais de 1.5 milhões de unidades, estabelecendo-se como um dos mais populares videogames do mundo. Dos jogos de lançamento do XBOX, o mais bem-sucedido foi Halo: Combat Evolved, que foi aclamado pela crítica, se tornando um dos games mais vendidos do ano. Outros jogos bem-sucedidos lançados para o novo console foram NFL Fever 2002, Project Gotham Racing e Dead or Alive 3. O console foi lançado sem muito sucesso no Japão no dia 22 de fevereiro de 2002, chegando ao continente europeu e Austrália no dia 14 de março deste mesmo ano. Com as vendas fracas, especialmente na Europa, seis semanas após o lançamento, o console sofreu um corte de 40% no seu preço e aqueles que já haviam comprado receberam um “presente de agradecimento” da Microsoft, composto por dois jogos e um controle. Era uma maneira de popularizar o novo produto e combater a feroz concorrência do Nintendo e Playstation.

Ainda em 2002, mais cinco exclusivos jogos foram lançados: NBA Inside Drive 2002, RalliSport Challenge, Wreckless The Yakuza Missions, WWF Raw e JSRF (Jet Set Radio Future). Em 2004, a Microsoft Game Studios, anunciou que o jogo Halo 2, feito exclusivamente para o XBOX, e lançado no dia 9 de novembro na América do Norte, estabeleceu um recorde na história das vendas de produtos de entretenimento em apenas um dia: 2.4 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos e Canadá, o que representou cerca de US$ 125 milhões, arrecadando mais dinheiros que muitos filmes campeões de bilheteria de Hollywood. O jogo era uma continuação do aclamado “Halo: Combat Evolved”, criado pelo Bungie Studios, que vendeu mais de 5 milhões de unidades no mundo e deu origem a uma legião de devotos que frequentemente participam de competições e torneios. Devido a seu alto preço de produção e seguidas reduções de preço para poder concorrer com a Sony (produtora do Playstation) e a Nintendo, a Microsoft teve grandes perdas com o XBOX, estimadas em US$ 4 bilhões até 2005.

Foi então que a empresa começou a virar o jogo, especialmente, ao sair na frente de seus concorrentes, e lançar o novo e revolucionário XBOX 360, apresentado ao público no dia 12 de maio na MTV, fazendo sua estreia no mercado americano em 22 de novembro. A nova geração do console chegou ao mercado acompanhada inicialmente por 14 jogos, entre eles Call of Duty 2 (que vendeu mais de 1 milhão de cópias, somente no primeiro ano), Ghost Recon Advanced Warfighter, The Elder Scrolls IV: Oblivion, Dead or Alive 4, Saints Row, e Gears of War. Com o enorme sucesso da segunda geração do XBOX, a primeira versão do videogame teve sua produção encerrada em 13 de novembro de 2006 com vendas de 24.2 milhões de unidades. Nos anos seguintes, enfrentando altos e baixos, o XBOX conseguiu se manter na briga com seus principais concorrentes, conquistando aproximadamente 18% de participação de mercado. Isso se deveu a uma boa linha de jogos, contando com diversos títulos exclusivos (o HALO 3 já vendeu mais de 9 milhões de unidades), e a excelente performance do XBOX 360.

Porém, recentemente, o XBOX conseguiu desbancar seus dois principais rivais, Nintendo e Playstation, assumindo a posição de liderança e inovação no mercado. Isto aconteceu porque o XBX soube aproveitar de forma brilhante os problemas enfrentados pela Sony durante a transição para o PlayStation 3; estabeleceu parcerias com as produtoras Electronic Arts e Activision, aumentando ainda mais sua cartela de jogos; lançou produtos inovadores como o KINECT e todas as possibilidades que o captador de movimentos proporciona aos jogadores, e um novo volante sem fios, muito mais leve, intuitivo e sensível. O resultado: 14.9 milhões de plataformas XBOX vendidas em 2011, contra 14.1 milhões do PS3 e 10.3 milhões do Nintendo Wii. Foi a primeira vez que o XBOX chegou ao topo do mercado mundial de consoles.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: