Chevrolet: Histórias de Sucesso
Chevrolet: Histórias de Sucesso
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Você conhece a história da Chevrolet? Não, confira.

Chevrolet: Histórias de Sucesso

Você conhece a história da Chevrolet? Não, confira.

História:

A história de uma das mais tradicionais marcas americanas de automóveis começou em 1909, quando William Crapo Durant, um bem sucedido produtor de peças automotivas e carruagens, e um dos fundadores da General Motors (GM), pediu ajuda para produzir uma linha de automóveis populares a Louis-Joseph Chevrolet (de bigode a direita na foto abaixo), um mecânico e engenheiro suíço famoso por suas habilidades de pilotagem, ele chegou a estabelecer um recorde de velocidade em terra, em 1905, atingindo 111 mph. Isto ocorreu porque Durant havia saído da General Motors por divergências com banqueiros que investiam na empresa. A parceria entre os dois, e outros dois investidores, William Little (fabricante do automóvel Little) e Dr. Edwin R. Campbell (genro de Durant), resultou na fundação da CHEVROLET MOTOR COMPANY of MICHIGAN no dia 3 de novembro de 1911 na cidade de Detroit, ingressando no turbulento mercado de automóveis da época. O nome da empresa foi escolhido porque William Durant gostava de como a palavra CHEVROLET soava aos ouvidos, além der ser o sobrenome de seu designer e sócio, Louis Chevrolet, que era um nome proeminente no mundo automobilístico, o que atrairia publicidade para a nova marca.

No ano seguinte a CHEVROLET põe nas ruas seu primeiro modelo, chamado Series C Classic Six, um automóvel bastante confortável e espaçoso com capacidade para cinco passageiros. Seu motor de seis cilindros produzia 40 cavalos de potência e permitia uma velocidade máxima de aproximadamente 65 milhas por hora. O modelo, vendido por US$ 2.150, oferecia também um motor de partida elétrico e faróis elétricos em uma época em que esses itens eram raridade até mesmo entre os automóveis de luxo. Apesar de seu alto preço, esse modelo era bem visto pelo seu estilo, precisão e conforto. Durant também estava produzindo um carro menor e mais acessível chamado Little. As vendas de ambos foram fortes, e Durant reconheceu a força neste mercado e conduziu sua empresa nessa direção. Vale lembrar que desde o início, a CHEVROLET trouxe para a sua linha de automóveis e caminhões mais acessíveis a tecnologia e os dispositivos tipicamente reservados a veículos mais caros. O Chevrolet Series C e o Little foram produzidos até 1913. No ano seguinte, a plataforma básica pouco foi refeita com o lançamento do Chevrolet Modelo L, e mais tarde naquele ano com o Modelo H. A renovada linha CHEVROLET teve sucesso imediato, graças a um preço orientado por valores e um motor de quatro cilindros que provou ser muito durável. Apesar do sucesso inicial da empresa, Durant e Chevrolet divergiam sobre a filosofia de produtos. O abismo entre eles resultou em Durant comprar a participação de Louis Chevrolet na empresa em 1915.

E foi ainda em 1915, que a empresa resolveu bater de frente com a Ford, ao lançar no mercado o modelo 490, custando apenas US$ 490, para concorrer com o popular Model T. O sucesso do carro foi imediato, vendendo aproximadamente 110 mil unidades em menos de três anos. Em 1916 a CHEVROLET já possuía capital suficiente para permitir a William Durant comprar a maioria das ações da General Motors. Após concretizar o negócio, ele passou a ser o novo presidente da empresa, levando a CHEVROLET, em 1917, a inserir-se na GM como uma divisão autônoma. O primeiro utilitário CHEVROLET teve a produção iniciada em 1918, utilizando a plataforma do automóvel modelo 490. Denominado 490 Light Delivery (entrega leve), era oferecido ao comprador apenas com chassi, mecânica, painel e a parte frontal da carroceria: a cabine e a parte traseira deveriam ser fornecidas por empresas especializadas ou construídas sob medida para as necessidades do cliente. Não demorou e outras montadoras no país, como também no resto do mundo, descobriram o enorme filão que esses úteis veículos conquistariam. Neste mesmo ano, com o objetivo de aumentar sua capacidade de produção, a empresa inaugurou uma fábrica no Canadá, criando assim oficialmente a Chevrolet Motor Car Company of Canada.

No ano de 1924 a marca CHEVROLET começou a ser comercializada na Europa. Nesse mesmo ano a empresa começou a oferecer rádios como equipamentos opcionais para seus veículos. Pouco depois, em 1927, a CHEVROLET conseguiu pela primeira vez ultrapassar em vendas a grande rival Ford. Em 1929, foi lançado um novo motor de seis cilindros com válvulas no cabeçote. Os seus salientes parafusos conferiram ao motor o apelido de “Stovebolt” (pois esses parafusos da tampa de válvulas pareciam os usados em fogões), um nome que simboliza a rigidez e a durabilidade CHEVROLET. A empresa atingiu a marca de 7 milhões de veículos produzidos já em 1930. Era um crescimento e tanto para uma montadora relativamente nova. A primeira picape propriamente dita da CHEVROLET, com caçamba instalada de fábrica, foi lançada ainda em 1930. No ano seguinte, a cabine passava a ser construída em aço, abandonando a madeira e, em 1932, o câmbio de três marchas ganhava segunda e terceira marchas sincronizadas, o que dispensava o processo de dupla-embreagem. Um ano depois já havia um milhão deles rodando pelos Estados Unidos. Outra inovação ocorreu em 1935 com o lançamento da suspensão dianteira independente.

Durante a Segunda Guerra Mundial, assim como as demais montadoras americanas, a CHEVROLET voltou-se para a produção bélica, como por exemplo, o desenvolvendo de veículos, fuzis e até bombas. Ao final da guerra os americanos estavam mais do que ansiosos por novos veículos. Apesar do período propício, o modelo CHEVROLET lançado em 1947 não tinha nada de revolucionário, mas graças ao motor Blue Flame Six, considerado por muitos o melhor seis cilindros em linha já projetado, os automóveis da marca caíram nas graças dos chefes das famílias americanas, devido a sua economia e confiabilidade. Ainda nesta década ocorreu um dos lançamentos ícones da montadora americana: em 1949 surgia o CHEVROLET BEL AIR, que parecia ter nascido destinado ao sucesso. Com sua bela carroceria de duas portas, sem coluna, projetada para lembrar um conversível e sua chamativa pintura de dois tons contrastantes – o famoso “saia e blusa” - o modelo tornou-se o maior símbolo da era de ouro da CHEVROLET e um dos automóveis de maior sucesso da indústria automotiva, tanto que foi produzido até 1981.

A década de 1950 foi repleta de novidades: em 1953, surgia um dos maiores ícones da indústria automobilística americana, o CORVETTE, primeiro carro esportivo a ser produzido em série com chassi reforçado com fibra de vidro; em 1955 com a edição especial do CHOVROLET CAMEO, que introduziu pára-lamas traseiros lisos pela primeira vez em uma picape de produção em escala, ou as aletas aerodinâmicas do Chevy Bel Air, que representaram a “Era do Jato”; em 1958 foi a vez dos modelos CHEVROLET EL CAMINO, uma mini picape que aliava o conforto de um carro a eficácia de um utilitário, e do luxuoso CHEVROLET IMPALA, um dos modelos de maior sucesso da empresa; e, em 1959, o CORVAIR, primeiro carro com suspensão totalmente independente. Em relação a tecnologia, a grande novidade da década foi o motor V8 de diferentes cilindradas, estando o mais potente deles acoplado a uma caixa manual de três velocidades, e que abriu uma nova era no segmento de alta performance. Outra inovação ocorreu em 1957, quando a injeção de combustível foi oferecida pela primeira vez.

A década seguinte foi marcada pelo lançamento de grandes sucessos de vendas como o carro compacto CHEVY II (1962); o modelo MALIBU (1964); o CHEVROLET CAMARO, um ícone da indústria automobilística americana, introduzido em 1966; e a CHEVROLET BLAZER (1968), uma perua conversível, com teto rígido removível ou capota de lona. Nesta década a marca CHEVROLET era a mais popular dos Estados Unidos, como confirma os dados do ano de 1963, onde um em cada dez carros vendidos no país era da marca. No ano de 1972, o modelo IMPALA alcançou a impressionante marca dos 10 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, tornando-se o carro popular mais comercializado da história até então.

Nos anos seguintes a CHEVROLET continuou lançando no mercado modelos inovadores e de grande sucesso, como por exemplo, o pequeno CHEVETTE em 1973; a CHEVROLET S-10 BLAZER em 1982; o CHEVROLET CAVALIER, que se tornou o carro mais vendido do país entre os anos de 1984 e 1985; as linhas de carros pequenos e compactos como o GEO METRO, o SPECTRUM e o TRACKER, entre os anos de 1988 e 1989; o CHEVROLET LUMINA em 1990; e a caminhonete SILVERADO no final da década de 1990, que se tornou em enorme sucesso de vendas. Em 2003, a marca foi oficialmente lançada no enorme mercado indiano e na Malásia. Pouco depois, em 2006, foram vendidos mais de quatro milhões de veículos CHEVROLET em mais de 120 países, confirmando a enorme e vital importância da marca para a GM.

Mesmo com a grave crise enfrentada pela GM nos últimos anos, a CHEVROLET continua a ser sua marca mais importante e a sétima mais vendida no mundo. Em 2011, a marca completou 100 anos de glórias, marcados principalmente pela inovação. E foi neste mesmo ano que a marca DAEWOO, adquirida pela GM em 2001, foi substituída pela CHEVROLET na Coréia do Sul e em outros países asiáticos. Mais recentemente, em 2017, com a venda das marcas Opel e Vauxhall para a francesa PSA, proprietário da Peugeot e da Citroën, a CHEVROLET deverá ganhar enorme importância dentro da GM no continente europeu nos próximos anos, já que hoje atua somente com os modelos Camaro e Corvette. Atualmente, o modelo VOLT guia a CHEVROLET ao futuro e redefine o que um automóvel significa. Ele é o primeiro veículo elétrico produzido em série no mundo, com alcance estendido movido à gasolina, oferecendo até 610 km de autonomia. Isso significa que o VOLT fornece os benefícios de um veículo elétrico sem as limitações de alcance associadas a outros veículos elétricos no mercado, expandindo os limites do desempenho e eficiência.

A linha do tempo

1935

● Lançamento do CHEVROLET SUBURBAN, uma Station Wagon com amplo espaço para carga, três fileiras de bancos e capacidade para oito passageiros. Na década de 1950 o modelo se tornou o preferido das famílias americanas. A última geração do modelo, lançada em 2015, é capaz de carregar mais passageiros e carga do que qualquer outro veículo da categoria e possui um sistema de segurança de 360 graus de proteção dos passageiros e tecnologia de prevenção de acidentes, que o tornam um dos veículos mais seguros da indústria. É o modelo mais antigo da CHEVROLET ainda em produção. O seu conceito de proporcionar maior capacidade de passageiros e de carga se mantém fiel há mais de 80 anos.

1955

● Lançamento do CHEVROLET APACHE, picape de enorme sucesso no mercado americano devido ao seu design robusto e corpulento.

1958

● Lançamento do CHEVROLET IMPALA, um sedã de porte grande com design sóbrio, que até 1965 era o automóvel mais caro produzido pela montadora. Este sedã ingressou na década de 1960 como o automóvel mais vendido dos Estados Unidos e, em 1965, bateu o recorde da indústria automobilística americana, com um milhão de unidades vendidas. Entre 1960 e 1969, vendeu 7.8 milhões de unidades. Até 1996, quando teve sua produção encerrada, o IMPALA vendeu mais de 13 milhões de unidades, se tornando o carro mais vendido da história em sua categoria. A nova geração do modelo foi reintroduzida no ano de 2000 como um sedã de porte grande e luxuoso. O modelo é atualmente um dos carros mais vendidos do mercado americano.

1964

● Lançamento do CHEVROLET MALIBU, um sedã de porte médio da linha Chevelle que possuía uma combinação de estilo esportivo, acabamento aprimorado e equipamentos de nível superior. Depois de ter a produção encerrada em 1983, o modelo foi relançado em 1997. A nona geração do modelo foi apresentada em 2016 como um luxuoso sedã de grande porte, que ganhou um design bem mais fluído e aerodinâmico, com grades, faróis e vincos mais afilados.

1966

● Lançamento em 29 de setembro do CHEVROLET CAMARO, modelo que teve um impacto imediato perante o público, alcançando 200 mil unidades em seu primeiro ano de venda. Oferecendo uma ampla gama de opcionais de personalização, bem como motores de alto desempenho, imediatamente se estabeleceu como um “muscle car” para competição. O projeto do modelo foi o primeiro a utilizar ampla assistência do computador no seu desenvolvimento a fim de garantir fluidez mecânica e de linhas. A segunda geração do modelo foi a que mais durou (11 anos) e a de maior sucesso (em termos de vendas), mesmo em meio à crise de petróleo na década de 1970 e controle de emissões mais rígidos, que fizeram a potência de todos os automóveis despencarem. Depois de um hiato de oito anos, em 2010 o modelo renasceu em grande estilo. Ele trazia linhas inspiradas na primeira geração e o estilo retrô, com grande capô, grade com os faróis integrados e as quatro lanternas retangulares. E mais recentemente, em 2015, foi lançada a sexta geração deste verdadeiro ícone, que até hoje é um símbolo da cultura norte-americana.

1970

● Lançamento do CHEVROLET MONTE CARLO, um sedã de grande porte. O modelo, sempre produzido com duas portas, teve seis gerações e sua produção foi encerrada em 2007. Curiosidade: um modelo de 1970 aparece no início do filme “Velozes e Furiosos Desafio em Tóquio”, sendo dirigido por Sean Boswell.

1981

● Lançamento da nova geração de picapes, com carroceria retilínea e, pela primeira vez, o arranjo de faróis sobrepostos com uma barra cortando a grade em dois segmentos, que nunca mais abandonaria esses utilitários.

● Lançamento do CHEVROLET CAVALIER, um sedã compacto que se tornou um dos carros mais populares dos Estados Unidos e Canadá. A linha ainda continha as versões cupê, conversível, hatchback e perua. Sua produção foi encerrada em 2005.

1982

● Lançamento da CHEVROLET S-10, uma picape compacta de grande sucesso. No mercado americano a produção foi encerrada em 2004. Já no Brasil é a campeã de vendas na categoria desde 1996.

1988

● Lançamento da CHEVROLET TRACKER, um veículo utilitário esportivo de pequeno porte.

1995

● Lançamento do CHEVROLET TAHOE, utilitário esportivo de porte grande e um dos veículos mais populares da marca americana. A quarta geração do modelo foi apresentada em 2015.

1996

● Lançamento da CHEVROLET EXPRESS, uma enorme van comercial.

1999

● Lançamento da CHEVROLET SILVERADO, uma picape de grande porte. Até 2007 era a segunda maior picape em volume de vendas do mercado americano. Já em 2016 foi o veículo mais vendido da CHEVROLET.

2001

● Lançamento do CHEVROLET TRAILBLAZER, utilitário esportivo de médio-grande porte luxuoso.

● Lançamento do CHEVROLET AVALANCHE, uma caminhonete de porte grande (quatro portas) com capacidade para cinco ou seis passageiros. A produção foi encerrada em 2013.

2002

● Lançamento do CHEVROLET AVEO (em alguns mercados também conhecido como SONIC), um veículo compacto com visual marcado pela traseira com lanternas triangulares e friso cromado na tampa do porta-malas. O modelo chegou a ser comercializado em mais de 120 países.

2003

● Lançamento do CHEVROLET SSR (sigla para Super Sport Roadster), uma picape roadster de pequeno porte conversível com motor V-8 de tração traseira e teto retrátil elétrico exclusivo. O modelo não fez o sucesso esperado e sua produção foi encerrada em 2006.

● Lançamento da linha de picapes médias CHEVROLET COLORADO, oferecidas nas configurações de cabines simples, duplas e estendida, com espaço real para 5 passageiros, visando as famílias que viajam com muita bagagem. A linha foi lançada para substituir a famosa CHEVROLET S-10 no mercado americano.

2004

● Lançamento do CHEVROLET COBALT, um sedã compacto que substituiu o modelo CAVALIER. Em 2010 sua produção foi encerrada.

● Lançamento do CHEVROLET EQUINOX, utilitário esportivo compacto com equilíbrio perfeito de estilo, conforto e recursos de um SUV. O modelo foi desenvolvido especificamente para o mercado americano para substituir o modelo Tracker. Em 2008 foi lançada a versão esportiva do modelo.

2005

● Lançamento do CHEVROLET UPLANDER, que adicionou novas dimensões de estilo e versatilidade à categoria de vans de tamanho compacto. O modelo oferecia o ousado estilo de um utilitário esportivo, o espaço para passageiro e interior versátil de uma van e o movimento suave de um sedã. Em 2008 sua produção foi encerrada devido ao fracasso nas vendas.

● Lançamento do CHEVROLET HHR, um veículo retrô, lembrando o teto alto e as linhas arredondadas de uma CHEVROLET SUBURBAN 49, que combinava estilo e um interior que se adaptava aos mais diversos estilos de vida. Até o nome do modelo era uma homenagem ao passado. HHR é a sigla em inglês para “high heritage roof” (em uma tradução livre, teto de nobre linhagem), referência à capota alta das caminhonetes americanas clássicas. Foi descontinuado em 2011.

2006

● Lançamento do CHEVROLET CAPTIVA, utilitário esportivo compacto (capacidade para sete pessoas) com design agressivo e robusto, aliando esportividade com conforto, inicialmente desenvolvido especificamente para o mercado europeu. Foi o primeiro carro da CHVEROLET neste segmento lançado com motor diesel.

2008

● Apresentação oficial no Salão do Automóvel de Detroit do CHEVROLET VOLT, primeiro carro híbrido produzido em grande escala que passou a ser fabricado e comercializado em 2010. O compacto, com espaço para quatro pessoas, tinha potência de 124 kw/h, ou seja, compatível ao motor do CHEVROLET CAPTIVA de seis cilindros. A autonomia da bateria era de 64 km e, caso houvesse a necessidade de um percurso maior, automaticamente era acionado um motor de combustão interna, que podia ser abastecido com E85 (mistura de 15% de gasolina e 85% de etanol), ou por célula de combustível, que utiliza hidrogênio. A diferença para qualquer modelo híbrido era que ele possuía apenas um motor principal, o elétrico, e o motor de combustão interna era menor, somente para auxílio. O carro marcou a comemoração de 100 anos da empresa, por ser a grande aposta de sobrevivência em um mercado cada vez mais exigente.

● Lançamento do CHEVROLET TRAVERSE, um veículo utilitário esportivo crossover de grande porte, cuja configuração pode variar entre sete ou oito lugares.

2009

● Lançamento do CHEVROLET CRUZE, um sedã compacto de quatro portas que se tornou um sucesso mundial de vendas. Pouco depois foi disponibilizada a versão cinco portas hatchback. Em 2010 já era o segundo modelo da marca mais vendido no mundo. O modelo está em sua segunda geração, sendo o segundo veículo mais vendido da marca no mundo.

2011

● Lançamento do CHEVROLET SONIC (conhecido na Europa como AVEO), que chegou ao mercado americano mostrando que um compacto barato podia sim oferecer um nível de equipamentos de segurança só presentes nos carros mais caros. O modelo tinha, além das 10 bolsas infláveis (Airbags), ESP, TCS, sistema OnStar de resposta a acidentes e freios ABS. O veículo compacto estava inicialmente disponível nas versões sedã e hatch.

2012

● Lançamento no mercado americano do CHEVROLET SPARK, um compacto ágil e rápido na cidade, firme e com capacidade de resposta em estrada aberta, e simplesmente divertido de conduzir. O modelo era resultado de um grande esforço global da GM, uma colaboração incomparável de talento de design de todo o mundo, que trouxe o espírito CHEVROLET a um novo segmento crescente de veículos menores, altamente eficientes, mas que oferecem grande prazer em dirigir.

2013

● Lançamento do CHEVROLET SS, o primeiro sedã que combina tração traseira e motor V8 desde 1996, quando o Impala SS saiu de linha. O modelo é equipado com uma variação do motor do Camaro. Trata-se de um 6.2 V8, de 421 cavalos, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais.

● Lançamento do CHEVROLET TRAX, um utilitário crossover compacto. O modelo foi rebatizado de Tracker no Brasil.

2016

● Lançamento do CHEVROLET BOLT EV, que representa a visão da marca sobre como deve ser um veículo totalmente elétrico moderno: funcional, com grande autonomia e acessível ao consumidor. O modelo pode percorrer mais de 320 quilômetros com uma carga completa da bateria e conta com tecnologia avançada de conectividade capaz de proporcionar uma nova experiência de dirigir. O carro totalmente elétrico tem proporções únicas, com um entre-eixos de aproximadamente 260 cm, capô curto, grande área envidraçada e aparência de crossover. As baterias ficam posicionadas sob o assoalho da cabine, que é plano.

● Lançamento do novo CHEVROLET CAMARO ZL1, uma versão mais radical do muscle car da gravata borboleta, com mais potência e tecnologia de pista, como amortecedores magnéticos, além de aerodinâmica especial. O nervoso bólido tem 649 cv e uma caixa automática de dez marchas, com opções de trocas manuais. Mais leve que o antecessor, a nova plataforma permitiu uma economia de 90 kg, o que, combinado ao motor mais potente, corrobora para a melhoria no desempenho da máquina.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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