O uso adequado das Redes Sociais – Dicas Importantes
O uso adequado das Redes Sociais – Dicas Importantes
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É fato que as redes sociais vieram para ficar, embora ainda exista uma pequena parcela de pessoas a que considera uma perda de tempo. Também é fato que todos de alguma maneira estão conectados a alguma rede. Confira algumas dicas para o uso adequado destas ferramentas:

O Uso De Redes Sociais No Trabalho – Algumas Dicas Importantes

É fato que as redes sociais vieram para ficar, embora ainda exista uma pequena parcela de pessoas a que considera uma perda de tempo. Também é fato que todos de alguma maneira estão conectados a alguma rede.

As empresas cada vez mais têm utilizado redes sociais para captar talentos, fortalecer sua marca e até mesmo para impulsionar as vendas por meio da divulgação de seus serviços e produtos.

Estima-se que destinamos cerca de uma hora por dia conectado a uma rede social. E, tem mais, algumas pessoas não conseguem se desgrudar das redes nem mesmo no horário de trabalho, isso ocorre porque hoje temos mais facilidade para acesso por conta dos smartphones e tablets.

O brasileiro já é o segundo colocado em número de horas nas redes sociais. São mais de nove horas dedicadas a internet e mais de três horas diárias gastas nas redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e etc. -, segundo estudo da agência “We Are Social”. 

Com esse poder da internet no país, onde mais de 69% da população está online, conforme dados do IBGE, redes sociais e mercado de trabalho estão trabalhando lado a lado.

É importante analisar quais são os benefícios e malefícios que podem apresentar se não soubermos usar as redes sociais com bom senso, já que sabemos que tanto empresa e funcionários fazem constante uso desta ferramenta.

Diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais

Redes Sociais são os locais onde as pessoas se conectam para estabelecer relacionamentos, trocar ideias e informações de interesse comum, como salas de bate papo, listas do twitter, fóruns, etc.

Mídias Sociais ou “new media ”são as plataformas, as ferramentas onde as pessoas estabelecem estes relacionamentos, como por exemplo, o Facebook, You tube, Linkedin, Google Plus, MySpace, Blogger, Pinterest, etc.

O uso das Redes Sociais / mídias sociais no Ambiente de trabalho

Algumas empresas não permitem acesso as redes ou mídias sociais no trabalho, entendendo que a mesma afeta a produtividade do funcionário, além de gerar desconcentração ou baixa qualidade nas tarefas. Para maioria dos funcionários o fato pode gera certo descontentamento, e por essa causa alguns até tornam-se funcionários desmotivados.

Já outras empresas entendem que o uso pode ser bom, aumentando a produtividade do profissional e sendo uma maneira de gerar confiança no funcionário pela empresa e aguçar sua criatividade, desde que este saiba estabelecer prioridades em seu trabalho, o que quer dizer que não gaste muitas horas em salas de bate papo, quando teria que terminar aquele relatório para apresentar a diretoria.

Dicas de etiqueta para o uso das Redes Sociais

 – Cuidar o conteúdo de publicações, evitando assuntos polêmicos, ou comentários que podem ser interpretados como discriminatórios, ou xingamentos.

– Não falar mal da empresa, de chefes ou colegas de trabalho, lembrando, as empresas também estão conectadas, podendo a qualquer tempo visualizar tais comentários, além que atitudes assim são antiprofissionais.

–  Nunca publicar fotos muito expostas ou sensuais, isso pode queimar a imagem profissional.

– Se a empresa tem liberação de acesso às redes sociais, o profissional pode delimitar horários de acesso, assim não corre o risco de perder prazos ou diminuir a qualidade de suas tarefas. O contrário também vale, se a empresa não libera o uso, mas é possível o acesso por meio de dispositivos moveis, é importante cuidar para não está sempre grudado no aparelho.

– Não adicionar pessoas com cargo de chefias, diretores se não tiver relacionamento pessoal ou amizade com eles.

Tomar cuidado com a publicação de fotos com pessoas do trabalho como gerentes, diretorias e colegas em festas, bares, ou até uma visita em suas casas, dependendo do conteúdo pode possuir aspectos negativos para imagem profissional, podendo também ser mal interpretado pela empresa.

– Jamais usar as redes sociais para paquerar colegas de trabalho.

– Em hipótese alguma faça comentários ou divulgue informações sigilosas da empresa, deve-se cuidar da ética profissional sempre.

– Evitar publicações ou comentários do tipo: “Enfim, sexta-feira”, “chega às 18 horas”, pode passar a ideia de desmotivação e descontentamento pelo seu trabalho.

– Cuidar o bom português, jamais usar termos de palavrões. Nunca é demais sempre manter o respeito.

– Cuidar a forma que se expressa e evitar erros de português.

O conteúdo publicado em nosso perfil pode desenhar a nossa personalidade, além de que é fundamental lembrar que as empresas podem usá-los na hora de fazer uma contratação. Então o que realmente é a vale a regra do bom senso.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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