Por que ter seu site?
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Você é empreendedor e não tem seu site? Confira “Por que ter seu site?”

Por que ter seu site?

Você é empreendedor e não tem seu site? Confira “Por que ter seu site?”

Motivos para ter seu site:

CONFIANÇA NA EMPRESA

Criar um site possibilita que sua empresa tenha maior credibilidade perante o seu público-alvo, garantindo que os clientes notem o seu esforço em possuir um relacionamento no ambiente virtual. Isto proporcionará inúmeras vantagens que ajudarão a instituição a lembrar do porquê ter um site.

Ao contar com um site, a entidade passa ainda mais uma imagem profissional para os consumidores, uma vez que a página na web possui informações relevantes a esses clientes, que consequentemente, exalta a reputação positiva da empresa para seus compradores. A credibilidade começa a ser criada por diversas formas, seja pela importância que a empresa atribui aos clientes, ou até mesmo, aos conteúdos informados em sua página oficial.

MAIOR EXPOSIÇÃO DA EMPRESA

Quando uma empresa tem a oportunidade de exibir seus produtos e serviços para os consumidores, ela certamente estará em constante “divulgação”, como uma espécie de “vitrine”, funcionando como protagonista, e quando aliada ao uso do marketing digital, servirá como ferramental ideal para que seu negócio possa obter excelentes resultados no espaço virtual, destaca a importância do “site para minha empresa”.

Ter um site possibilita a exposição da sua empresa em qualquer lugar, sem precisar se limitar a aquele espaço físico, que permitirá o relacionamento com diversos púbicos, sem a necessidade de estarem presentes no local específico. Além disso, vale destacar que um site passa maior segurança ao cliente, que pode consultar as informações da organização quando necessitar de seus produtos ou serviços.

CONQUISTA DE NOVOS CONSUMIDORES

Um site apresenta infinitas possibilidades de alcançar novos clientes para seu negócio, e para que isto ocorra, exiba para seu público-alvo o maior número de informações sobre o seu campo de atuação, que de fato sejam interessantes e despertem a leitura dos públicos.

O site veio para trazer novos modos para a conquista de consumidores, que antes se limitava a ações locais, e agora pode atingir pessoas de diversas partes do mundo. Por meio da página na web, é possível manter um contato com uma pessoa do mesmo bairro, mas também de outro lado do continente. Essas medidas contribuem para o aumento de vendas na empresa, tornando-se alternativas.

CONTATO COM O PÚBLICO-ALVO NAS REDES SOCIAIS

O conteúdo de um site deve contar com os produtos e serviços oferecidos pela empresa, mas não significa que deva excluir outras formas de divulgação, como, por exemplo, as redes sociais, que são fundamentais para o crescimento dos negócios no espaço virtual.

As Redes Sociais trouxeram diversos benefícios não somente para os usuários, mas também para as organizações, que agora possuem outras maneiras de fidelizarem seus clientes. Contar com um perfil nas plataformas virtuais “obriga” a marca a pensar em conteúdos que sejam realmente relevantes para o consumidor, que o façam a comprar seus produtos, aumentando o número de consumidores. Portanto, utilize o site como um cartão de visita no espaço virtual.

CRESCIMENTO DAS VENDAS

Este tópico responde à pergunta “por que ter um site?”. A partir do momento em que a empresa percebe que as publicações no site oficial são interessantes para o cliente, pode aumentar a credibilidade em relação aos clientes e, como resultado, obter o crescimento das vendas.

Quando uma empresa decide investir em um site, e passa a se dedicar na divulgação de seus produtos e serviços, consegue alcançar clientes diferenciados, fazendo com que as vendas aumentem. Portanto, dê uma atenção maior as descrições dos seus serviços e produtos, e consequentemente, terá atenção dos clientes.

10 Elementos que todo site precisa ter:

1. Domínio próprio e URLs amigáveis

O domínio é um requisito básico para o sucesso de um site. Ele fica localizado no centro da URL — em www.intelectua.com.br, por exemplo, "intelectua" é o domínio. Como principal chamariz para o seu negócio, ele costuma ser simples e direto. Afinal, você quer que seu endereço eletrônico seja memorizado sem dificuldade.

Quando uma página não possui um domínio, a credibilidade da marca acaba ficando comprometida. Tê-lo demonstra que sua empresa é séria e investe na experiência do usuário. 

Já as URLs amigáveis são aquelas que os usuários e os buscadores compreendem com mais facilidade. Por se tratar de uma diretriz de otimização para o Google, vale criar uma página específica para cada seção.

2. Blog

A criação de um site é o primeiro passo para marcar presença no ambiente online. No entanto, isso não garante por si só a visitação dos internautas.

Por isso, é importante investir em um blog corporativo, já que ele funciona como um dos principais pontos de contato entre a sua empresa e um cliente potencial. Com a produção de materiais de qualidade, você educa os usuários sobre o assunto do seu negócio e constrói autoridade na sua área de atuação.

As pessoas costumam dizer que o conteúdo é o novo SEO (em inglês, Searching Engine Optimization), porque sites corporativos com blogs costumam ter mais links indexados pelos buscadores. Consequentemente, eles estão em melhores posições nos mecanismos de busca.

Ter um blog é, com certeza, uma das práticas de SEO mais recomendadas. Vamos voltar a tratar desse tema mais adiante. 

3. Informações de contato acessíveis

Qualquer site precisa conter informações de contato facilmente acessíveis. Portanto, inclua uma página do tipo "Sobre" com telefones, e-mails, perfis nas redes sociais e, se for o caso, um mapa de como chegar ao local.

4. SEO

Um exemplo On Page é a escolha das palavras-chave relevantes para o seu público-alvo e sua disposição no título, conteúdo, tags e metatags das páginas, que podem ser aplicadas em qualquer site. Já um blog com conteúdo de qualidade funciona como um fator Off Page.

Atualmente, é indispensável que sua página apareça bem ranqueada nos resultados de busca de plataformas como Google e Bing, uma vez que tais sites são responsáveis por grande parte do tráfego gerado na web. 

5. Integração com redes sociais

As mídias sociais mudaram a maneira como as empresas e os clientes se relacionam. Por isso, é fundamental incluir os links e respectivos botões para todas as redes em que seu negócio esteja presente.

A ideia é facilitar a vida do usuário que queira compartilhar com seus colegas um conteúdo considerado interessante, o que pode gerar ainda mais visitas para o seu site!

6. Layout atual

As tendências de moda se alteram ao longo do tempo e os layouts dos sites também. Assim, é importante acompanhar tais mudanças.

Uma dica é pesquisar as páginas dos seus concorrentes e também de empresas que se destacam pelo pioneirismo e inovação.

7. Responsividade

Ninguém discute que o seu site deve ter um visual agradável para proporcionar ao usuário a melhor experiência possível. Contudo, hoje em dia, você também deve estar atento ao fator mobilidade.

Com o boom dos tablets e smartphones, não há como garantir de onde as pessoas vão acessar a sua página. Portanto, o design responsivo deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade para as empresas.

Um template responsivo se adapta à resolução da tela em que é exibido, favorecendo a experiência do usuário. Ao longo dos anos, o Google tem favorecido os sites mobile friendly em seus resultados de pesquisa.

8. Experiência do usuário

Embora a experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) não seja uma área nova no Design, ela tem ganhado mais espaço com o aumento do uso de dispositivos móveis.

O UX pode ser entendido como o conjunto de experiências e emoções de um usuário ao navegar no seu site.  Nem é preciso dizer que uma boa experiência ajuda a converter visitantes em clientes, não é mesmo? Além disso, consumidores satisfeitos e fiéis compartilham sua opinião nas redes sociais.

Como falamos antes, uma página deve cumprir o objetivo para o qual foi criada, além de ser simples de usar e ter conteúdo útil e de fácil acesso. 

9. Performance

Quando um usuário acessa seu site, ele decide já nos primeiros segundos se permanece nele ou se vai embora.

Isso está relacionado à velocidade de carregamento da sua página e é um fator relevante para a experiência do usuário, como comentamos no item anterior. Afinal, ninguém quer ter que esperar para fazer uma consulta rápida via smartphone, por exemplo.

Vale ressaltar que o Google também considera tal critério na hora de fazer o ranqueamento das páginas. Portanto, não deixe esse ponto de lado na hora de avaliar a sua página.

10. Integração com Google Analytics

O Google Analytics (GA) é hoje a principal ferramenta gratuita para monitoramento dos acessos a um site, blog ou e-commerce.

Além de fornecer dezenas de métricas sobre visitantes, fontes e tráfego das páginas, por exemplo, ele é capaz de ajudá-lo a compreender o comportamento de navegação dos seus usuários.

É a partir desse entendimento que você poderá converter visitantes em leads, realizar vendas e, claro, fidelizar seu público.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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