Quem foi Georg Simon Ohm
Quem foi Georg Simon Ohm
Compartilhe:

Uma das peças fundamentais da eletrodinâmica, Ohm também é uma unidade que indica resistência elétrica sendo representada pela letra grega ômega. Mas quem foi Ohm?

Georg Simon Ohm

Uma das peças fundamentais da eletrodinâmica, Ohm também é uma unidade que indica resistência elétrica sendo representada pela letra grega ômega. Mas quem foi Ohm?

Georg Simon Ohm (1787-1854) foi um físico e matemático alemão que definiu o novo conceito de resistência elétrica. Sua formulação matemática é conhecida como "Lei de Ohm".

Georg Simon Ohm (1787-1854) nasceu em Erlanger, na Baviera, no Sudeste da Alemanha, no dia 16 de março de 1787. Filho de Johann Ohm, serralheiro e armeiro que depois de perambular pela Alemanha e França exercendo o ofício que vinha de gerações, quebrou a sucessão voltando-se para o estudo da Ciência e da Matemática.

Georg e seu irmão Martin foram incentivados pelo pai a estudar Matemática e aos 18 anos concluíram a universidade local. George tornou-se professor na cidade de Gottstadt, no cantão suíço de Berna, continuou seus estudos e doutorou-se em Matemática em 1811.

Ao tentar incorporar-se ao exército de Napoleão, atendeu aos apelos do pai e continuou como professor. Aos 30 anos entrou para o corpo docente do Colégio Jesuíta de Colônia, Alemanha, como professor de Matemática. Em 1827, com 40 anos de idade, Georg Ohm publicou um trabalho intitulado: “Medidas Matemáticas de Correntes Elétricas”.

Em vez de encontrar o reconhecimento que achava justo, o trabalho foi simplesmente ignorado na época. Os que leram não entenderam e acharam que não havia nenhuma contribuição para a Ciência e a Matemática. O professor que esperava uma promoção como resultado de sua publicação, entrou com uma discussão no Ministério da Cultura e acabou perdendo o emprego.

O artigo, que definiu um novo conceito de resistência elétrica, foi despercebido na época. Nele, Ohm relatava suas experiências com diferentes espessuras e comprimentos de fios e as descobertas das relações matemáticas envolvendo essas dimensões as grandezas elétricas. Inicialmente verificou que a intensidade da corrente era diretamente proporcional à área da seção do fio e inversamente proporcional ao seu comprimento.

Georg Simon Ohm conseguiu formular um enunciado que envolvia além dessas grandezas a diferença de potencial: “A intensidade da corrente elétrica que percorre um circuito aumenta proporcionalmente ao aumento da força eletromotriz e decresce proporcionalmente ao aumento da resistência”. É quase a expressão de uma lei universal – quanto maior o trabalho a realizar, maior o esforço que temos de fazer para realiza-lo. Sua formulação matemática é conhecida como Lei de Ohm.

Georg Simon Ohn teve grande dificuldade para manter-se e achar alunos. Sua formulação recebeu críticas porque tentou explicar os fenômenos com base numa teoria sobre o fluxo do calor. Depois de seis anos conseguiu voltar ao magistério na Escola Politécnica de Nurenbergue. Em 1841, embora ainda não houvesse obtido amplo reconhecimento na Alemanha, encontrou-o na Inglaterra ao receber da Sociedade Real de Londres a medalha Copley. Em 1849, foi nomeado professor da Universidade de Munique.

Após sua morte, na reunião do Congresso Internacional de Engenheiros Eletricistas em Paris, em 1881, decidiu-se dar o nome de Ohm à unidade de resistência elétrica. O alemão foi quem demonstrou a relação entre as três grandes unidades de eletricidade, o ampère, o volt e o ohm.

Georg Simon Ohm faleceu em Munique, na Alemanha, no dia 6 de julho de 1854.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: