Início do ano é um período necessário para ter em mãos um bom planejamento, seja ele pessoal ou empresarial.
Confira das dicas de como elaborar um bom planejamento:
Como elaborar um bom planejamento
Início do ano é um período necessário para ter em mãos um bom planejamento, seja ele pessoal ou empresarial.
O planejamento serve para determinar o que a empresa ou pessoa deve desenvolver, seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor, ou seja, rumo a atingir os objetivos e metas.
Por sua importância e abrangência, o planejamento deve ser desenvolvido como forma de fortalecimento de ideias e intenções de maneira flexível.
Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.
Para iniciar o planejamento, é importante responder a três questões principais:
* Onde estamos?
* Para onde queremos ir?
* Como chegar lá?
Veja outras dicas para você ter sucesso em seu planejamento:
Tenha métricas de antes e depois
Você precisa levantar números e guardá-los para que você no futuro consiga mostrar para a equipe e diretoria que suas ações surtiram efeito. Caso suas mudanças sejam também no espaço físico, lembre-se de tirar fotos para confrontar com os resultados posteriores.
Metas: seja ousado mas não tire os pés do chão
Suas metas têm que ser baseadas sempre nas métricas atuais e nos indicadores que foram estudados e planejados antes. É importante que você pense em crescimentos progressivos e não planeje dar passos tão largos que não possa alcançar. O estabelecimento das metas pode gerar motivação ou frustração para os colaboradores envolvidos, então tome cuidado.
Monitore
Acompanhe suas metas e veja se sua equipe está indo para o caminho desejado ou se é necessário mudar as estratégias. É normal que falhas no processo aconteçam, mas se você monitorar não vai deixar nenhum erro virar uma bola de neve. Quanto antes você achar, antes você se livra e evita mais problemas.
Como vimos, um bom planejamento é iniciado com a organização de tudo que é preciso ser feito, prosseguindo para o alinhamento das estratégias, assim como aqueles que vão executar. Monitore, meça os resultados, revise e se necessário faça mudanças. Tendo esses pontos em mente, certamente as chances de alcançar o sucesso serão ainda maiores.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para que você faça um excelente e funcional planejamento!