Há muitas vantagens em ter um carro com câmbio automático, entretanto, é necessário que, assim como os demais modelos de câmbio, ocorra manutenções periódicas e alguns cuidados.
Separamos alguns cuidados importantes para este tipo de veículo, confira:
Carro automático, quais os cuidados necessários?
Há muitas vantagens em ter um carro com câmbio automático, entretanto, é necessário que, assim como os demais modelos de câmbio, ocorra manutenções periódicas e cuidados.
Separamos alguns cuidados importantes para este tipo de veículo:
Troca de óleo
Um sintoma que indica que o óleo “engrossou” (e precisa ser trocado) é quando o carro começa a perder rendimento ou começa a trepidar em arrancadas. Isso ocorre porque, se não houver lubrificação adequada, os discos de troca e os dentes do conjunto sofrerão mais com o excesso de fricção.
Se o prazo não for respeitado, o sistema pode superaquecer e quebrar. No trânsito, com o excesso de anda e para e as curtas distâncias, os componentes aquecem muito e o lubrificante pode não chegar à temperatura ideal – por isso, é bom ficar bem atento.
O momento de engatar a marcha
Nunca engate o R ou P com o carro em movimento! Essa orientação parece óbvia, mas não estamos falando do caso em que o carro está em alta velocidade e alguém inventa de engatar a ré. O problema é o veículo estar se deslocando devagar, quase parando em um engarrafamento. Se, em um manual, já daria para puxar o freio de mão ou colocar a ré para manobrar, isso seria um tranco para o câmbio automático.
Quando engatar o N?
Se há dúvidas sobre se pode ou não engatar o N (Neutro) quando o carro para em um sinal ou engarrafamento? A resposta é sim, pode-se colocar, pois muitos veículos já fazem isso sozinhos, e engatam o D (Drive) novamente quando o motorista pisa no acelerador.
Use o freio motor
Não se deve engatar o N na hora de passar por trechos em declive. O Neutro é como a “banguela” (ou ponto morto) de um carro manual. Isso coloca uma exigência maior nos freios, que vão ter que segurar o peso do veículo sozinhos. Por isso, deve-se tirar o câmbio do D (Drive) e colocar em uma marcha mais forte, como a terceira ou quarta. Assim, a caixa de marchas vai ajudar a segurar o carro, o que se chama “freio motor”. A prática também evita o desgaste anormal da caixa, já que, na maioria dos casos, o N interrompe sua lubrificação.
E aí, gostou das dicas? Esperamos que sejam úteis para que você consiga extrair ao máximo as vantagens de andar com seu veículo de câmbio automático sem desgastes desnecessários.