Dia do Atletismo é comemorado em 09 de Outubro
Dia do Atletismo é comemorado em 09 de Outubro
Compartilhe:

Anualmente é comemorado o Dia do Atletismo em 9 de outubro.

Dia do Atletismo

Anualmente é comemorado o Dia do Atletismo em 9 de outubro.

A data homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por "esporte-base" por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.

O atletismo surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia. O esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e habilidades do ser humano.

O primeiro registro de competições esportivas que se tem notícia aconteceu em Olímpia, na Grécia, em 776 a.C. Nessa competição, o Atletismo era o único esporte praticado, sendo disputada uma corrida de aproximadamente 200 metros denominada de “stadium”. Com o passar dos anos, outras modalidades foram surgindo, como o salto em distância e o lançamento de disco. Essas provas em Olímpia deram origem às famosas Olimpíadas, que acontecem até os dias atuais de quatro em quatro anos.

A prática do Atletismo no Brasil iniciou-se por volta de 1850 e, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, provavelmente foi inserida no território por marinheiros ingleses. Apesar de ser uma prática antiga, apenas nos Jogos de Paris, em 1924, o Brasil criou a sua primeira equipe de Atletismo olímpica.

As provas atléticas são realizadas em estádios, com pistas próprias para as provas. Dentre elas podemos destacar salto em altura, salto em distância, arremesso de dardos, arremesso de peso, cem metros rasos, quatrocentos metros, revezamento quatro por quatrocentos, oitocentos metros, mil metros, maratona de 42 quilômetros e várias outras.

O Brasil já possui importantes recordes nas modalidades atléticas, sendo que nos últimos anos temos o destaque de Maurrem Maggi, recordista pan-americana no salto em distância, com a marca de 7,26m, sendo também campeã nas Olimpíadas de Pequim em 2008, com a distância de 7,04m, uma das vitórias mais emocionantes, uma vez que era provocada pela russa Tatiana Lebedeva, campeã olímpica em Athenas.

Outro destaque brasileiro, da última década, é Jadel Gregório, que disputa a prova de salto triplo. Jadel é o atual recordista sul-americano da modalidade, tendo atingido a marca de 17,90m, quebrando o recorde de João do Pulo (17,89) após 23 anos.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: