Curas e Rituais Xamanismo
Curas e Rituais Xamanismo
Compartilhe:

Você conhece o Xamanismo? Tem curiosidade de entender como funciona? Separamos informações para que você entenda este método alternativo de cura. 

Curas e rituais Xamanismo

Você conhece o xamanismo? Tem curiosidade de entender como funciona? Separamos informações para que você entenda este método alternativo de cura. 

Embora sua origem não possa ser identificada histórica ou geograficamente, pesquisas arqueológicas provam que o Xamanismo, conhecido como a medicina da Terra, tenha surgido junto com o homem primitivo, no período paleolítico.

O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo.

Para além de uma religião, o xamanismo é a ação de reconhecer que todos os indivíduos fazem parte de uma natureza universal e que a força e o reconhecimento individual só podem ser conquistados através da consciência e do contato com a natureza.

Chamado também de jornada pela consciência e autoconhecimento, um indivíduo xamanista acredita que, sendo todos filhos da terra, a preocupação deve ser com este mundo. Esta crença resulta em um maior contato com a natureza, preocupação ambiental e consciência ecológica. Além disso, no xamanismo todas as respostas são obtidas através do autoconhecimento – desde a cura para problemas psíquicos e físicos ou soluções para problemas cotidianos.

O xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o líder espiritual, etc.

Ele é o explorador da consciência humana. O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.

Através de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação.

Entre os processos preparatórios está, principalmente, o conhecimento dos homens, da espiritualidade e da natureza, como os movimentos e alterações físicas, mas não só. Conhecer tudo que envolve o processo e o mistério da vida é essencial à formação de um Xamã: saber a função dos quatro elementos da Terra (ar, fogo, terra e água), a formação planetária e o uso de cada ser vivo, seja animal ou vegetal, para a cura.

Rituais Xamanicos

Para o autoconhecimento e o contato com a parte íntima do ser, o xamanismo usa de estados alterados de consciência, que são obtidos através das batidas dos tambores, de danças, cânticos ou uso de plantas enteógenas, que permitem a manifestação do divino através das alterações psíquicas causadas por plantas ou substâncias psicoativas.

Xamanismo no Brasil

No Brasil, a figura do Pajé faz menção do Xamã e o xamanismo está presente nas manifestações indígenas. Pois, assim como outras comunidades xamanicas, as tribos indígenas brasileiras utilizam-se dos cânticos, das danças, dos instrumentos musicais e das substâncias psicoativas para se comunicar com os ancestrais e afastar espíritos malignos.

Mas o xamanismo não está presente apenas nos rituais indígenas. Comunidades urbanas que buscam o autoconhecimento e o estreitamento das relações com a natureza também seguem as orientações xamanicas.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: