A arte circense
A arte circense
Compartilhe:

E hoje tem circo? Tem sim, Senhor! E Hoje tem palhaçada? Tem sim, Senhor! No mundo do entretenimento, o circo ocupa uma posição privilegiada entre todas as formas de diversão existentes.

A arte circense

E hoje tem circo? Tem sim, Senhor! E Hoje tem palhaçada? Tem sim, Senhor! No mundo do entretenimento, o circo ocupa uma posição privilegiada entre todas as formas de diversão existentes.

O circo é uma das mais completas manifestações artísticas e também uma das mais antigas. Ele traduz alegria e contentamento, diversão e felicidade, para crianças e para adultos. A origem do circo remonta à China. Lá, foram encontradas imagens de várias cenas circenses que corroboram essa ideia. O termo circus é originado do formato circular dos teatros romanos.

A Arte circense no Brasil surgiu em meados do século XIX. Aonde as famílias e companhias vindas de vários países, sobretudo da Europa conservavam essa arte itinerante de onde tiravam o sustento e introduziram a habilidade inicialmente nas periferias.

O circo vive como uma grande família. Seus componentes moram dentro de trailers que estão em constante movimento, com a estrutura do circo. Segundo pesquisas recentes, o Brasil conta, hoje, com mais de 2.000 circos espalhados por seu território. Destes, aproximadamente 80 podem ser considerados de grande porte. Atualmente, há cidades que não autorizam a instalação de circos em seus arredores, preocupadas com a chegada de pessoas estranhas, vindas de lugares tão diferentes. Outro grande problema enfrentado pelos circos é o alto preço pedido pelo aluguel dos terrenos, o que, muitas vezes, torna inviável a instalação dos palcos.

As transformações sofridas pela arte circense ao longo da história não podem ser negadas. Tudo ficou mais bonito, mais interessante, mais rebuscado. Contudo, há características importantes, que não se perderam ao longo dessa evolução: o encantamento, a inocência e os climas de perigo e desafio presentes em certos números.

Mesmo em tempos de rádio, TV e internet essa antiga arte ainda atrai a atenção de muitos espectadores. Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variabilidade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado.

Então, bora levar as crianças, a família ou os amigos pra se divertir no circo mais próximo! Divirta-se sem moderação!

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: