Aeromodelismo muda a vida de aposentado
Aeromodelismo muda a vida de aposentado
Compartilhe:

Aposentado cria réplicas de aviões e fila de encomendas chega a dois anos.

Segundo Élcio Schuermann, de Itapeva, atividade era apenas um hobby.
'Não imaginava alcançar tanto sucesso. Me empenho nessa paixão', diz.

Após se aposentar há 11 anos, o apaixonado por aviação Élcio Schuermann, de Itapeva (SP), decidiu montar uma oficina em frente de sua residência para se profissionalizar na construção de aeromodelos escala, que são réplicas de aviões. A prática, que antes era apenas um hobby, ganhou fama no ramo de aeromodelismo e atualmente a fila de encomendas pelas réplicas de Élcio chega a dois anos de espera, segundo ele.

“Construo as réplicas desde a década de 80, quando aprendi a arte sozinho. Li muito, pratiquei bastante e sempre fui seguindo as referências. Mas foi só depois da aposentadoria, em 2005, que pude dedicar mais tempo e empenhar nessa paixão do aeromodelismo. Porém, acabei ficando conhecido no ramo por conta da divulgação na internet. Não imaginava alcançar tanto sucesso assim, pois, para mim, começou como um passatempo. Quando vou aos eventos do ramo muitos já me conhecem e até mesmo dei autógrafo na última vez que fui para um encontro em Blumenau. É muito bacana”, conta Schuermann, que antes trabalhava como técnico eletrônico na sede da Telecomunicações de São Paulo (Telesp) em Itapeva.

Segundo o aposentado, ele já construiu cerca de 50 aeromodelos escala, que são pilotáveis por controle remoto. Cada modelo demora cerca de três meses para ficar pronto e custa, no mínimo, R$ 3 mil entre peças e mão de obra.

“Antes, quando o uso de madeira na confecção estava em alta, cada trabalho demorava cinco meses. Mas posso dizer que consegui fazer do aeromodelismo algo tão rentável quanto meu trabalho antigo. O mercado tem muitos participantes, que procuram profissionais como eu para personalizarem a prática do aeromodelismo. Eles não querem qualquer avião miniatura para voar. Eles querem algo que possam se identificar”, afirma.

Para Élcio, o segredo é se dedicar ao trabalho e receber o apoio da família. “Minha mulher me apoia no trabalho e entende eu ficar horas na oficia, até porque a oficina é em frente de casa. Dos meus três filhos, uma mulher e dois homens, todos me ajudam. Um dos rapazes ajuda na confecção das peças e os outros dois na divulgação alimentando o site ou a rede social. Passo 10 horas na oficina e não pretendo parar não. Enquanto eu tiver saúde vou continuar trabalhando, até porque as encomendas continuam chegando”, ressalta.

* Com informações da TV TEM Itapetininga

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: