10 dicas para um bom atendimento ao cliente
10 dicas para um bom atendimento ao cliente
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É fato que um bom atendimento é essencial para manter a satisfação e fidelizar o cliente.

Seja por telefone ou pessoalmente, é importante que o cliente tenha a sensação de satisfação pelo atendimento recebido. Isso porque uma pessoa pode contar sua experiência negativa (ou positiva) a diversas outras, que contarão a outras, e assim por diante.

Confira 10 Dicas para um bom atendimento ao cliente

10 dicas para um bom atendimento ao cliente

É fato que um bom atendimento é essencial para manter a satisfação e fidelizar o cliente.

Seja por telefone ou pessoalmente, é importante que o cliente tenha a sensação de satisfação pelo atendimento recebido. Isso porque uma pessoa pode contar sua experiência negativa (ou positiva) a diversas outras, que contarão a outras, e assim por diante.

A função de atender jamais pode se mostrar rotineira. É um erro sério definir o atendimento ao cliente como trabalho de rotina. Ele deve ser exclusivo a cada cliente e renovado constantemente.

Confira 10 Dicas para um bom atendimento ao cliente:

1. Ouça o cliente

Ouça o que o cliente diz. Descubra o que ele realmente procura e adeque o seu discurso para  resolver a necessidade do mesmo.

2. Seja comunicativo

Seja comunicativo no atendimento ao cliente. Caso não consiga resolver um problema, explique a demora e se preciso peça ajuda. Não tente “enrolar” o cliente ou fazer o que não está treinado ou autorizado para fazer.

3. Seja Educado e gentil

Atenda bem a qualquer pessoa que você atender. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos. Pare de formar impressões antecipadas e distorcidas dos clientes. 

Mesmo fora de seu departamento, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cliente ser reconhecido e cumprimentado.

4. Demonstre boa vontade 

Se você se mostrar disponível e com boa vontade ao se relacionar com seus clientes, criará fortes vínculos com eles. 

Todo cliente importa e isso é especialmente verdade quando se trata de pequenas empresas. Por isso, batalhe para conquistar a confiança do seu cliente. 

Quando você cria vínculos com seus clientes e se mostra disposto a reparar seus erros, mesmo que você falhe em algum momento, eles terão mais paciência de esperar pela solução, desde que ela venha em algum momento. 

5. Aja com rapidez

O tempo é um fator importante na hora do atendimento. Geralmente, o cliente quer que sua necessidade seja satisfeita o mais rápido possível. Porém, cuidado para não passar a impressão de que você deseja se ver livre dele rapidamente. Não confunda rapidez com descaso!

6. Evite termos técnicos

Se você conhece a terminologia técnica dos produtos que lida, deve abster-se de usá-los quando se dirigir aos clientes, sob o pretexto de confundi-los. Isso poderia causar incompreensão e constrangimento ao consumidor. Abreviações e siglas também devem ser evitadas.

O ideal é usar expressões simples, pronunciadas em voz moderada e clara. É importante que tenha paciência caso a pessoa queira uma informação. Se isso acontecer, repita-a quantas vezes forem necessárias. As pessoas não são culpadas por deixar de entender determinada expressão

7. Evite atitude negativa

Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.

8. Tenha equilíbrio

O cliente pode estar passando por uma situação estressante, ser grosseiro ou seco, mas o profissional precisa manter a cordialidade e buscar um tom de voz calmo para transmitir tranquilidade, quem sabe até mesmo mudando a postura inicial do cliente.

9. Tenha empatia

Se coloque na pele do cliente. Pense em como você gostaria de ser tratado e quais informações gostaria de receber de um atendente.

10. Seja um bom cartão de visita

Lembre-se de que sua imagem corresponde à da empresa. Cuide de sua aparência e vestuário, para que esteja sempre apresentável, mantendo-o limpo e bem cuidado, e do seu material de trabalho, mantendo-o organizado. Use palavras cordiais e dê informações corretas.

Gostou das dicas que preparamos para você? 

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(011) 9.7422-5327 

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Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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