Mini casamento: uma forma charmosa e intimista de celebrar seu amor
Mini casamento: uma forma charmosa e intimista de celebrar seu amor
Compartilhe:

Conheça as vantagens e particularidades de um mini wedding, além de ideias de lugares para realizar a cerimônia, dicas de decoração e fotos para inspirar

A celebração de um casamento perfeita está intimamente ligada com a personalidade do casal e exatamente por isso que existem diversos tipos de cerimônia.

Para casais que não estão querendo gastar muito com o casório ou que preferem algo mais intimista e pessoal, o mini wedding apareceu como uma ótima opção. Normalmente, a cerimônia é feita para grupos de 10 a 100 pessoas.

Segundo Camila Piccini, CEO do Grupo Casar e dona do blog Say I do, esse tipo de cerimônia vem fazendo cada vez mais sucesso no Brasil e no exterior porque nelas os noivos conseguem aproveitar a presença de cada convidado e vivenciar aquele momento com pessoas que realmente foram importantes para a vida do casal e merecem estar ali.

Se você gosta da ideia e pensa em ter um casamento deste tipo, veja a seguir tudo o será preciso para organizar seu mini casamento e inspire-se com ideias de lugares para realizar uma cerimônia pequena mas com emoção e amor de sobra.

8 ideias de mini-casamentos para te inspirar

Há uma infinidade de temas e linhas decorativas possíveis para aplicar em uma festa, portanto é muito fácil criar um ambiente com a sua cara. O mini wedding é uma forma de realizar uma cerimônia ainda mais íntima e personalizada, podendo brincar muito mais com as locações e linhas decorativas. Confira algumas ideias de lugar para te inspirar a organizar o mini casamento do seus sonhos:

1. Em uma vinícola

Casar em uma vinícola no Sul do país é uma ótima opção para quem adora a culinária italiana e não dispensa um bom vinho e o clima intimista da região de Bento Gonçalves. Outra ideia é fazer o casamento em uma vinícola em outra região, como no Chile (Pirque, Colchaga), na Argentina (Mendoza, Cafayete, Salta) ou nos EUA (Califórnia) e na Europa (Portugal, Itália). No que você deve pensar: “Casamento em vinícola é lindo, mas não basta apenas oferecer bons vinhos aos convidados. As instalações precisam estar preparadas para receber casamentos.”, explica Camila.

Se você não mora na região, terá que pensar no deslocamento até lá, onde ficar, onde seus convidados ficarão e se terão condições de fazer a viagem até o local. É importante verificar também se o local tem espaço para banda, para dançar, ou seja, se há estrutura suficiente para incluir tudo que vocês desejam adicionar à festa. Outro ponto é conferir se a celebração religiosa também poderá ser feita na vinícola, caso vocês queiram fazê-la no mesmo dia.

No que você terá que investir: A decoração será mínima, visto que as vinícolas já tem sua própria decoração característica, mas isso também é uma escolha do casal. O buffet e a bebida geralmente podem ser negociados diretamente com a vinícola.

2. Em um restaurante

Organizar um casamento em um restaurante é uma alternativa econômica para pagar um único preço pelo espaço e a comida. Você pode escolher o seu restaurante favorito ou aquele lugar cheio de charme. No que você deve pensar: “Ao escolher o local para a realização do miniwedding os noivos devem considerar não só o cardápio do restaurante, mas também decoração dos ambientes, a estrutura para receber os convidados e privacidade que o evento terá.”, afirma a especialista.

No que você terá que investir: Novamente é possível economizar com decoração, basta escolher um restaurante que reflita a personalidade da festa e já tenha uma decoração charmosa. Caso queira deixar o local ainda mais especial, é interessante investir em flores. O preço da locação e da comida dependem do restaurante escolhido.

3. Destination

Destination são casamentos combinados com uma viagem e de acordo com Camila Piccini, para esse tipo de cerimônia a palavra de ordem é organização. É preciso escolher o destino e confirmar tudo com muita precisão e antecedência. A ideia combina muito bem com um mini wedding, já que é mais fácil planejar tudo em menores quantidades.Apesar de ser trabalhoso, vale a pena!

5 coisas importantes que você precisa saber

Planejar um casamento não é fácil, cuidar de todos os detalhes sem se descabelar então, nem se fala. Confira algumas dicas para planejar com tranquilidade e fazer do seu mini casamento um momento especial:

1. É mini, mas é casamento

“A noiva precisa saber que, apesar de pequeno, o mini wedding requer muita dedicação, critério no planejamento e atenção aos detalhes em sua organização.”, afirma Camila. Você deve listar tudo aquilo que deseja ter no seu casamento, planejar com antecedência, pesquisar bastante e contar com a ajuda de um profissional ou de alguém que você confie.

2. A lista de convidados pode dar trabalho

Segundo Camila, o primeiro passo é fazer a lista de convidados, mas a diferença é que no mini casamento ela precisa ser bem enxuta. Na hora de pensar liste as pessoas que não podem faltar e esteja preparada para dispensar alguns conhecidos. O casamento é seu e cabe a você decidir com quem você quer dividir esse momento da sua vida.

3. Pense nos seus convidados

Considerando que na hora de definir a sua lista de convidados você listou apenas aqueles que realmente são queridos e próximos de você e do seu amado, nada mais justo que separar um tempo da organização para pensar neles.

“Vale ter na cabeça durante a organização que um dos principais objetivos do mini wedding é fazer com que os convidados se sintam especiais, bem recepcionados e acolhidos.”, aponta a especialista em casamentos.

As possibilidades dependem da personalidade dos seus convidados, do estilo do seu casamento e também do seu orçamento. Em todo caso, criatividade e capricho são as palavras de ordem.

4. Os detalhes fazem diferença

“Você pode ter uma decoração com qualquer estilo, a diferença fica nos detalhes, pois como é um evento menor, o lugar tende a ser mais íntimo e aconchegante, e a decoração também deve seguir essa linha.”, orienta Camila Piccini.

5. Lembre-se de aproveitar cada momento

O casamento, independente do tamanho que tenha, deve ser um momento de alegria na sua vida, portanto ele não deve trazer stress e preocupações. Claro que é normal esquentar a cabeça quando algo não sai como o planejado, mas é preciso ter calma e consciência de que os sentimentos bons devem predominar e você precisa viver esse momento especial intensamente e ser feliz.

Enfim, basta planejar com carinho, escolher o local perfeito, chamar quem você ama e celebrar o seu amor de forma íntima, intensa e especial.

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: