3 maneiras de mudar um hábito indesejável
3 maneiras de mudar um hábito indesejável
Compartilhe:

Poder mudar um hábito não saudável pode ser essencial para fazer sua vida progredir, mas a questão principal é “como eu posso fazer isso?”. Quer descobrir? Confira:

Poder mudar um hábito não saudável pode ser essencial para fazer sua vida progredir, mas a questão principal é “como eu posso fazer isso?”. Quer descobrir? Confira: 

O ano começa, e você novamente promete conquistar novas metas e quebrar antigos hábitos ruins, não é assim todos os anos? Mudar um hábito não é um desafio fácil, especialmente se ele está bem firme dentro de nós, mas, se olharmos de maneira mais profunda, iremos notas que todos somos capazes de identificar um hábito que gostaríamos de mudar

A boa notícia é que existem métodos eficazes para mudar um hábito. Às vezes o que fracassa não é a sua vontade, mas a estratégia. Logicamente isso requer esforços e perseverança, mas sem um método adequado, é muito mais difícil conseguir esse objetivo de mudar. “Ninguém pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança, devemos mudar”. – Elliot Gould –

Os hábitos fazem parte de 40% do nosso dia. Ou seja, passamos quase metade do tempo no piloto automático, tomando decisões baseadas em ideias já estabelecidas em nosso inconsciente. Se você passa quase metade da sua vida cultivando hábitos destrutivos ou que nada contribuem para a conquista dos seus objetivos, como esperar resultados satisfatórios?

Por mais que o impulso inicial para a mudança seja necessário, de nada adianta se você não fizer um pouco todos os dias. “Somos aquilo que fazemos repetidamente” – Aristóteles. Se você deseja fazer uma faxina profunda em sua vida, a primeira coisa que você precisa saber é como mudar seus hábitos ruins! Vamos lá.

1- Anote seu dia-a-dia: Comece a analisar sua vida, cada dia dela, sua rotina. Anote tudo se possível, cada coisa executada, tudo que você não pensa em fazer, mas simplesmente faz, como um piloto automático.

Um ótimo exemplo disso é escovar os dentes, você não nasceu com o instinto de manter sua higiene bucal em dia, mas sim foi ensinado sobre a importância de fazê-lo todos os dias, e então, não precisou que alguém te lembrasse de escovar os dentes, e assim, pronto: um habito foi criado.

2 - Aceitação: Detectar o hábito ruim é essencial, as vezes pessoas de fora, do nosso ciclo social, conseguem notá-los antes de nós. O certo é que aparece a ideia de que existe algum comportamento que seria adequado eliminar. Ao mesmo tempo, aparece também uma negação dos fatos. A resistência, às vezes, é muito mais forte. Buscamos razões para manter o hábito, ou subestimamos os argumentos que nos convidam a mudá-lo. Nós tendemos a manter tudo igual, e a ideia de uma grande mudança não nos entusiasma inicialmente.

3 - Tudo começa com um propósito: Cada um tem seu próprio “momento de iluminação”, que o leva a tomar a decisão. E por razões que nossa mente racional muitas vezes desconhece. No entanto, o subconsciente sabe muito bem o porquê. E sabe por qual motivo você precisa descobrir como mudar hábitos.

O gatilho pode ser acionado sem querer ou após passar por uma situação complicada em sua vida, como aconteceu com um amigo meu. Foi somente após ele quebrar sua perna em uma partida de futebol e ficar impossibilitado de fazer aquilo que mais gostava que ele finalmente para refletir sobre o caminho que estava trilhando. E assim ele chegou à conclusão que aquele não era o destino ideal que ele havia escolhido. E então, ele decidiu mudar!

Não foi apenas uma perna quebrada que o fez descobrir como mudar hábitos, mas sim não ter a possibilidade de fazer algo que amava, que no caso era jogar futebol. E ao perceber que estava levando este mesmo padrão de comportamento para sua vida como um todo, porque tinha sido educado para seguir um caminho mais tradicional, decidiu que algo precisava ser feito.

De nada adianta uma ideia fazer sentido logicamente se o paradigma diz exatamente o oposto. Você pode até tomar a decisão, mas no dia seguinte não muda absolutamente nada em sua vida. E nem no outro, e no outro… Você precisa de foco, é determinar o objetivo e então, ir atrás dele, sem se desviar, e assim, irá progredir!

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: