Em 18 de abril de 1915, nasceu José Polli, filho de Anônio Polli e de Anunciata Colette Polli, mais um filho do bairro de Itupeva, estudou e se desenvolveu no bairro, até os 21 anos de idade, José Polli após essa idade passou a trabalhar como viajante vendedor. Percorrendo os estados de São Paulo e Paraná, com isso foi adquirindo experiência de vida.
Aos 22 anos, isto é em 1937, além de viajante, passou a ser correspondente do Jornal "O Idealista" de Jundiaí, ampliando assim seus conhecimentos, desta vez na área jornalística. Com uma inteligencia privilegiada, José Polli foi conquistando espaço nesta área e, nas decadas de 50 e 60, passou também a ser correspondente dos Diários Associados, em especial, O cruzeiro e o Estado de São Paulo, sempre divulgando Itupeva.
Na política
José Polli foi uma figura marcante na história política de Itupeva. Em 1946, depois da queda da ditadura militar, liderou movimentos políticos no antigo bairro de Itupeva, até então pertencente a Jundiaí. No final da década de 40, conseguiu uma agência do Correio e uma escola para o bairro, até então existia apenas a Monte Serrat.
Em 1953 iniciou um vitorioso movimento, culminando com a criação do Distrito de Itupeva, oficializado em 1957. Com isso conseguiu junto as autoridades, o cartório do município, facilitando muito a vida dos itupevenses.
Em 1955 elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Jundiaí, representando o Distrito de Itupeva, e sua luta prosseguiu por muitos anos, conquistando muitos melhoramentos, para a população itupevense.
Em 1963, vítima de pertinente infermidade, e sem muitas forças, iniciou um movimento de carater municipalista, mesmo enfermo, encontrava tempo para encentivar seus amigos, com o intuito promover a luta para Emancipação de Itupeva, luta esta que culminou com o pleviscito.
Se você pertence à família, acrescente mais detalhes à esta história. Envie fotos ou textos para portaldeitupeva@portaldeitupeva.com.br
Foto: Prefeito em exercicio (2011) - Ocimar Polli